Jaguariúna prepara dois novos mutirões para eliminar criadouros do mosquito da dengue

A Prefeitura de Jaguariúna vai realizar dois novos mutirões para eliminar criadouros do Aedes aegypti em áreas onde há risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. O primeiro será neste sábado, dia 21 de outubro, das 8h às 16h, quando 20 agentes de saúde visitarão casas e comércios do Jardim Florianópolis.

O segundo está marcado para dia 28 (sábado que vem), no mesmo horário, nos bairros Jardim Pinheiros e Capela Santo Antônio. De acordo com a Secretaria de Saúde, nos dois mutirões as visitas casa a casa, feitas pelos agentes, terão o apoio de dois caminhões e duas máquinas retroescavadeiras. A ação prevê o recolhimento de todo e qualquer tipo de recipiente que possa juntar água e não seja utilizado pelos moradores, além de entulhos e outros materiais.

Serão recolhidos principalmente pneus velhos, latas, garrafas e vidros espalhados em locais a céu aberto. Dentro de casa, os agentes de saúde voltarão a orientar os moradores para que evitem água parada em pratinhos de vasos de xaxim e mantenham a caixa d’água sempre coberta, evitando que se tornem criadouros para a fêmea do mosquito da dengue.

“Estamos num período de estiagem agora, mas nosso trabalho deve ser preventivo e permanente. Então, antes que as chuvas voltem a cair, o que acontecerá em breve, acabar com possíveis criadouros nos ajudará a manter a cidade sem casos de dengue, ou seja, é preciso evitar a proliferação do Aedes aegypti”, lembra a secretaria de Saúde Maria do Carmo de Oliveira Pelisão.

Matéria: ASCOM/Foto: Ivair Oliveira/PMJ

 

Comentários