Jaguariúna recebe carreta para realização de exame de ressonância para agilizar atendimentos

Foto: Ivair Oliveira

A prefeitura de Jaguariúna contratou uma Carreta de Exames para realização dos procedimentos de ressonância magnética, afim de reduzir e até zerar, em alguns segmentos, a fila de espera por esse exame específico na rede municipal de saúde.

O equipamento foi instalado no Parque Santa Maria na segunda-feira, 10 de dezembro, e fica na cidade ao longo da semana, até sexta-feira, dia 14, com profissionais especializados atendendo das 7 às 18 horas.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, nesses cinco dias serão realizados 66 ressonâncias magnéticas de crânio, joelho, ombro, coluna cervical e lombar, sem o uso de contraste. Essa ação é voltada exclusivamente a pacientes previamente agendados na rede pública, com encaminhamento através da Central de Regulação. Desta forma, não haverá atendimento por procura espontânea, ou seja, sem que o exame tenha sido solicitado pelo médico e marcado com antecedência.

Essa não é a primeira vez que a prefeitura de Jaguariúna realiza esse mutirão. Em abril, a Carreta Ressomóvel esteve no município atendendo pacientes da rede pública que precisavam fazer a ressonância magnética, sendo importante para atender a demanda reprimida e agilizar o atendimento aos moradores de Jaguariúna.

A ressonância magnética é um procedimento de alta complexidade, segundo a própria tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). A secretária de saúde. Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, no entanto, reforça atenção dada pela prefeitura nesses casos.

“Temos a preocupação em atender todos nossos pacientes com qualidade, sendo que os exames são muito importantes em vários casos, para diagnóstico e tratamento de doenças, sempre visando a cura e a qualidade de vida. Por isso, voltamos a contratar esse serviço para atender quem precisa, de forma mais rápida e mais eficaz.”

O Ressomóvel é uma Unidade Móvel de Ressonância Magnética, que tem como objetivo atender a demanda de exames solicitados pela Secretaria de Saúde de municípios e fornecer aos médicos dados necessários e precisos sobre seus pacientes.

 

Comentários