Jaguariúna terá Portal na entrada da cidade e fonte luminosa, deck e pedalinhos no Parque dos Lagos

Obras estão sendo erguidas simultaneamente ao Boulevard do Centro Cultural e serão novos atrativos de lazer e turismo na cidade

A entrada de Jaguariúna, um dos principais municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC), deverá ter em breve um marco que promete se tornar um atrativo para quem visita a cidade ou passa por ela, a caminho do Circuito das Águas Paulista. Para quem entra em Jaguariúna pela Rodovia Governador Adhemar de Barros Filho (SP-340) e segue rumo ao centro da cidade, chama a atenção os tapumes e a placa instalados no balão da rotatória, indicando que ali, ainda em fase inicial, está sendo construído o Portal de Jaguariúna.

Ele terá um espelho d’água de 53 metros de comprimento por 5 de largura com desnível, tendo a palavra JAGUARIÚNA em destaque num letreiro com 2 metros de altura. Para realçar o Portal haverá iluminação noturna com lâmpadas de LED (Light Emitting Diode). A obra faz parte das intervenções planejadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SETUC), com verbas obtidas junto ao Governo Federal via Ministério das Cidades e Ministério do Turismo.

Traduzida, a sigla LED significa “diodo emissor de luz” e consiste numa tecnologia de condução de luz a partir da energia elétrica, sendo aplicada como sinalizador em semáforos de trânsito, painéis e até outdoors. Conforme o arquiteto e diretor de Patrimônio Histórico da Prefeitura, Roberto José D’Alessandro, responsável pelo acompanhamento das obras do Boulevard no Centro Cultural, do Portal e do Deck no Parque dos Lagos, o espelho d’água terá em sua composição materiais como cerâmica azul e pastilhas no padrão aço inox. As três obras estão a cargo da Construtora Nadir dos Santos (Renovo Construções Ltda – EPP), de Campinas.

Deck com fonte

No Parque dos Lagos, um dos maiores e mais frequentados espaços públicos de Jaguariúna, até o final deste ano estará finalizada uma fonte luminosa flutuante, que ficará no meio do lago. Ali também será erguido um deck com formato em “L”, medindo 10 metros de comprimento por 4 de largura e profundidade de 1,60 metro. Conforme o projeto, o deck dará acesso ao embarque nos três pedalinhos que funcionarão como novas opções de lazer no parque.

Já a fonte luminosa terá 13 jatos de água iluminados por lâmpadas coloridas de LED, o que promete dar um efeito todo especial ao equipamento. “Essa intervenção será complementada com a instalação dos pedalinhos para uso dos frequentadores e nossa intenção é fazer com que tudo se integre à paisagem do Parque dos Lagos, onde o verde predomina. Isso transformará o local num espaço ainda mais agradável”, define o arquiteto.

Reportagem: Aluízio Santana
Fotos: Samuel Oliveira/PMJ

 

Comentários