Jaguariúna triplica capacidade de transporte de deficientes com três novos veículos adaptados

O transporte para pessoas com deficiência em Jaguariúna ganha três novos veículos de alta qualidade e adequados às mais novas regras de acessibilidade. Com essas novas vans, a capacidade também é ampliada. Antes a cidade tinha dois veículos para dois cadeirantes cada, sendo que agora são três carros que podem transportar até três cadeirantes cada um, além de seis acompanhantes, triplicando a abrangência do serviço.

Jaguariúna tem atualmente 217 deficientes cadastrados dentro da Secretaria Municipal de Saúde sendo que com a novidade, todos deverão ser atendidos com agendamento prévio para consultas médicas e outras necessidades da área. Além disso, o transporte também estará disponível para outras atividades como deslocamento para o trabalho, escolas, prática esportiva, lazer e cultura.

O prefeito Gustavo Reis participou da entrega dos novos carros que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 21 de novembro. Ele reforçou o quanto essa ação melhora a qualidade de vida e traz mais oportunidades.

“Isso impacta positivamente na vida de mais de 200 pessoas que têm alguma deficiência e isso nos enche de alegria. Os problemas do passado com carros sucateados não vão existir mais, já que nossa cidade passa a contar com veículos com ar condicionado, novos e totalmente acessíveis. Com eles, vamos poder atender toda a demanda por deslocamento dos deficientes em nosso município, além de integrar tudo isso com os familiares e acompanhantes. Ficamos felizes em poder oferecer um serviço de qualidade que irá melhorar a vida dessa população e até estimular a participarem de atividades diversas, sem que o deslocamento seja um problema.”

Outra melhoria é no horário de atendimento do transporte. Antes os veículos estavam disponíveis das 6 às 22 horas de segunda a sexta. Agora, será das 5 às 23 horas. Aos sábados, domingos e feriados, o atendimento é das 6 às 18. Os interessados devem fazer o agendamento prévio via telefone 156.

Os veículos fazem parte de um Consórcio sendo de responsabilidade da empresa que venceu a licitação as questões de manutenção do veículos, contratação de motoristas, combustível e reposição de carros. A secretária de saúde, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, acrescenta que isso também traz melhorias para todo serviço.

“Não vamos mais correr o risco de ficar sem carro porque quebrou, por exemplo. A empresa irá repor imediatamente. Desta forma, asseguramos o serviço de qualidade todos os dias da semana para nossos moradores. É uma ação que muda a realidade do transporte de deficientes de forma radical e muito positiva.”

Os carros ainda contam com rastreadores via satélite, com monitoramento do serviço.

Foto: Ivair Oliveira

 

Comentários