Judoca nogueirense participa de estágio técnico na Europa

O judoca nogueirense Heitor Prado participou durante o mês de setembro, juntamente com a delegação do Projeto Kimono de Ouro, de um estágio técnico internacional em países da Europa. Após se destacar em competições de nível regional e estadual o judoca Heitor Prado, que começou a treinar em Artur Nogueira no Projeto Judô Esporte Social, passou a fazer parte da delegação do Projeto Kimono de Ouro, realizado na cidade de Araras.

Durante 21 dias, a delegação formada pelos judocas Sandy Souza, Izabela Franco, Franciele Terenzi, Heitor Prado, João Paulo Correia, Matheus Amarante e Alexandre Santos, e chefiada pelo sensei Marcos Mercadante, treinou e competiu em cinco países europeus.

O intercâmbio começou no dia 8 de setembro, na Áustria, onde a equipe treinou na cidade de Graz, para depois disputar o Aberto Internacional de Viena. Na competição austríaca, a delegação conquistou 18 medalhas, a maioria, 11, de ouro, além de sete pratas. No dia 12, a comitiva chegou à França, onde treinou no CREPS Estrasburgo, junto de atletas europeus de diversos países.

No dia 18, domingo, foi a vez da disputa do Aberto Internacional de Olen, na Bélgica, competição que rendeu mais 10 medalhas, metade de ouro, além de duas pratas e três bronzes. No dia seguinte, a delegação de Araras viajou até a Alemanha, para treinamentos no SportForum Berlim, outro polo de excelência esportiva. Por fim, de 22 a 28 de setembro, na última etapa do estágio, a equipe do Kimono de Ouro treinou e competiu em Varsóvia, na Polônia. E o saldo do Aberto Internacional de Varsóvia foi mais quatro medalhas, uma de prata e três de bronze.

“Foram dias de intenso aprendizado! Não é sempre que podemos participar de um intercâmbio internacional de alto nível, englobando cinco países e três competições com atletas de toda a Europa. E voltamos de lá satisfeitos com tudo que realizamos. Pudemos treinar em centros de excelência esportiva e competir perante judocas que nos mostraram novas dinâmicas de luta. Agora, temos uma extensa bagagem para compartilhar com os demais integrantes do Projeto Kimono de Ouro. Tudo isso, graças aos nossos patrocinadores, os principais responsáveis pelos estágios internacionais disponibilizados aos nossos atletas”, enfatiza o professor Marcos Mercadante.

Bronze na Bélgica

No segundo final de semana na Europa o judoca nogueirense Heitor Prado conquistou medalha de bronze no Aberto Internacional de Olen na Bélgica. A competição reuniu 208 atletas do país sede, Inglaterra, Luxemburgo, Alemanha, Holanda e Brasil. A delegação brasileira conquistou 10 medalhas, metade de ouro, além de duas pratas e três bronzes.

Franciele Terenzi e Sandy Souza foram ouro nas duas categorias em disputa: sub-18 e sênior. A outra medalha de ouro ficou com Alexandre Santos, no sênior. Izabela Franco ganhou prata no sub-18 e bronze no sênior. Matheus Amarante foi bronze no sub-18 e prata no sênior. E Heitor Prado conquistou medalha de bronze na classe sênior. João Paulo Correia também competiu, pelo sub-18, mas não medalhou. No total, foram 41 lutas, com 29 vitórias e 12 derrotas.

Após a competição na Bélgica a delegação do Projeto Kimono de Ouro partiu para a Alemanha, onde treinou no SportForum Berlim, outro polo de excelência esportiva. Em seguida a equipe foi para Varsóvia, na Polônia, para a última etapa do intercâmbio internacional. A comitiva volta ao Brasil no dia 28 deste mês.

“Foi mais uma competição de excelente nível, que trouxe inúmeros ensinamentos e medalhas para os nossos judocas. Competir contra atletas europeus significa conhecer novos estilos de luta, que agregam valores e mais experiência para todos. E esse é o principal objetivo deste estágio, aprender coisas novas para depois compartilharmos com os demais integrantes do Projeto Kimono de Ouro. Vamos agora para a Alemanha, onde queremos manter o alto nível das atividades”, salienta o chefe da delegação ararense, Marcos Mercadante.

judoca-na-Europa

 

Comentários