Judocas nogueirenses sagram-se campeões do Paulista de Judô
Na melhor participação de todas do Projeto Judô Esporte Social, Carol Keli, Daniel Balieiro e Camila Vieira foram até Mauá no sábado, dia 15 de outubro, e voltaram com o título de campeões Paulistas de Judô. Realizado no Ginásio de Esportes Celso Daniel, o evento contou com a participação de 1200 atletas de todo o estado, todos previamente qualificados através das fases anteriores. Artur Nogueira esteve presente com 8 judocas classificados.
Os jovens, Rafaela Inocêncio (8 anos) e Gabriel Santos (13 anos) foram os primeiros a subir no tatame. Eles iniciaram o Judô na escola EMEF Pref. Ederaldo Rossetti, há dois anos. Ambos venceram suas lutas de estreia, mas foram superados na segunda fase. O mesmo aconteceu com Maria Sonia (adulto). Contudo, por ter sido derrotada pela campeã da categoria, Maria chegou na repescagem. Disputou a medalha de bronze, porém perdeu para uma atleta da Capital Paulista.
O grande destaque foi para Camila Vieira. Em uma categoria considerada a mais disputada, a jovem de 14 anos venceu sua primeira luta com menos de 5 segundos, utilizando um contragolpe. Na segunda luta, confrontou a adversária mais difícil, a atual Campeã Paulista da cidade de Praia Grande iniciou mais objetiva que a Nogueirense. Seguindo o planejamento estratégico definido, Camila conseguiu uma punição a seu favor, o que fez sua adversária atacar mais. Em um desses ataques, Camila encaixou novamente seu contragolpe e venceu por Ippon (golpe perfeito).
Camila ainda realizou mais 2 lutas, venceu todas por Ippon e ficou com o título de Campeã Paulista Sub 15. “Fico muito feliz por trazer esse título para Artur Nogueira, manter a categoria de peso e o alto nível técnico o ano todo exigiu de todos nós muita determinação e vontade de vencer. Agradeço a todos que acreditam no Judô de Artur Nogueira”, comenta a Campeã Camila Vieira.
Outro destaque foi Carol Keli, participando da Final Paulista pela terceira vez consecutiva, a atual Campeã da Copa São Paulo não encontrou dificuldades. Fez 3 lutas e venceu todas por Ippon. A medalha de ouro que faltava chegou em 2016 após ter sido vice-campeã em 2014 e Bronze em 2015.
O destaque masculino ficou por conta de Daniel Balieiro. O atleta obteve a classificação após ter sido Campeão da Copa São Paulo em abril, na cidade de São Bernardo do Campo. Daniel venceu as 3 primeiras lutas por Ippon e disputou a final contra o adversário de Jaú. Daniel perdia por uma punição até os últimos 9 segundos de luta. Observando a situação atual da luta, Daniel optou por um golpe diferente de seu repertório, obteve sucesso, projetou seu adversário e ficou com o título de Campeão Paulista Sub 18.
Dione dos Anjos e Marcos Magalhães também fizeram bonito. Venceram todas as lutas até a semifinal, quando foram derrotados. Na repescagem ambos venceram todas as lutas e conquistaram a medalha de bronze.
Camila Vieira (Campeã paulista Sub 15) e Renataly Herefeld (Vice-Campeã Paulista Sub 13) estão classificadas para representar o Estado de São Paulo no Meeting Nacional, que será realizado na cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, nos próximos dias 4 e 5 de novembro. “2016 foi um ano muito especial para nós. Todo o trabalho de base, dos anos anteriores foram convertidos em medalhas e títulos. A classificação das duas judocas para representar o Estado de São Paulo foi a cereja de nosso bolo. Esse ano ainda teremos 6 judocas disputando vaga para as seleções brasileiras sub 18 e sub 21, na seletiva nacional no mês de novembro, em Lauro de Freitas, na Bahia. Tudo isso é resultado da continuidade de nosso trabalho associado ao comprometimento tático, técnico e comportamental de nossos atletas” conclui o Professor Rodolpho Lavoura.
Os judocas foram orientados pelo Sensei Rodolpho Lavoura, Sensei Ricardo Santos e tiveram o apoio do atleta nogueirense Lucas Brito, que hoje faz parte do Centro de Excelência de Judô do Estado.