JULHO AMARELO: PREFEITURA REALIZADA AÇÕES DE COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS

Como parte do “Julho Amarelo”, mês dedicado à luta contra as hepatites virais, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realizará, na Feira Noturna do Espaço Cidadão, nesta quarta-feira (26), testes gratuitos para a detecção das hepatites B e C. Paralelamente, também vacinará a população contra a hepatite B.

Os testes e a vacinação acontecem das 16h00 às 20h00 em um espaço montado pelas equipes da Secretaria da Saúde.

Também esta semana, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de toda a cidade, serão realizadas a vacinação e os testes contra essa doença.

As hepatites A,B,C e D são doenças silenciosas e perigosas e que atingem milhares de brasileiros. Por isso, os testes e a vacinação são de extrema importância para se prevenir das hepatites virais.

A hepatite A, por exemplo, é transmitida por fezes, oral ou sexualmente. Contra ela, há vacina.

Já a hepatite B não tem cura, mas existe uma vacina para todas as idades e que é distribuída gratuitamente pela SUS (Sistema Único de Saúde). Já a hepatite C, embora não haja vacina contra ela, tem cura por meio de medicamentos também distribuídos gratuitamente pelo SUS.

Por último, há a hepatite D, pouco conhecida, pois se trata de uma doença infecciosa crônica, que pode se tornar grave e está associada ao vírus da hepatite B. Para esse tipo de hepatite não há vacina específica, mas o imunizante contra a hepatite B pode ser usado.

Por tudo isso, é importante se proteger, tomando as vacinas que estão disponíveis nas UBSs ou na Feira Noturna desta quarta-feira.