Ligar para o telefone da Guarda Municipal é gratuito

Muitas vezes, em uma situação de desespero ou perigo, as pessoas necessitam de um telefone fácil de memorizar e rápido para discar. A Guarda Civil Municipal (GCM) de Mogi Mirim, além do telefone (19) 3806-3193 oferece também o telefone 153 para solicitações da presença da corporação, que agora, é considerado como serviço público de emergência e por isso, deixa de ser tarifado.

A determinação para que esse número fosse gratuito para efetuar ligações é da lei federal n° 13.022 de 2014, que trata sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais, que passou a ser colocado em prática pelas operadoras de telefonia fixa e móvel no mês passado.

Os chamados à GCM são atendidos direto da Central de Comunicação, localizado no Centro de Controle Operacional (CCO) no Paço Municipal, de onde parte o acionamento das viaturas para atendimento das ocorrências. São pelo menos três profissionais que atuam nos chamados de emergência, em esquema de plantão 24 horas.

É no CCO também que os guardas municipais monitoram, durante todo o dia, as imagens geradas pelas diversas câmeras espalhadas pelo centro da cidade, nas entradas e saídas do Município e também em algumas das escolas municipais.

Cabe à Guarda Municipal, dentre outras atribuições, zelar pelos bens, equipamentos e prédios públicos do Município; atuar para a proteção da população e colaborar, de forma integrada com os órgãos de segurança pública, em ações conjuntas que contribuam com a paz social; e garantir o atendimento de ocorrências emergenciais, ou prestá-lo direta e imediatamente quando deparar-se com elas.

 

Comentários