Literatura produzida por mulheres é tema da 4ª Semana Senac de Leitura

O evento consiste em atividades gratuitas de incentivo à leitura de 22 a 27 de abril, em 60 unidades da rede. Em Mogi Guaçu, destaque para exibição do curta-metragem Mulheres

Sob o tema Mulheres na Literatura – leitura e escrita que transformam vidas, o Senac São Paulo promove a 4ª Semana Senac de Leitura, em 60 unidades da rede em todo o estado. A ação ocorre de 22 a 27 de abril e contribui com a assiduidade à leitura de adolescentes e adultos. Em Mogi Guaçu, a programação inclui contação de histórias, oficinas, apresentação de curta-metragem e a tradicional Feira de Troca de Livros e Gibis.

A proposta desta edição da Semana Senac de Leitura é dar visibilidade à produção literária feminina, ainda com pouca representatividade no âmbito nacional. Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB), intitulada A Personagem do Romance Brasileiro Contemporâneo, 70% da produção brasileira no segmento são de homens brancos, de classe média, nascidos no eixo Rio-São Paulo. “O que eu leio e o que eu compreendo podem me transformar e a escola deve contribuir com isso, com espaços de discussão, com estímulo ao pensamento crítico e criando lugares do ouvir, falar e compartilhar”, afirma Cristiane Camizão Rokicki, gestora da rede de bibliotecas do Senac São Paulo.

Um dos principais eventos da programação é a palestra de abertura com as escritoras Maria Vilani (mãe do cantor, rapper e compositor Criolo), Jarid Arraes e Goimar Dantas, com a mediação de Bel Santos Mayer, coordenadora de projetos de fomento à leitura, no dia 22, das 15 horas às 17h30, no Edifício Sede do Senac – Salão Nobre (Rua Dr. Vila Nova, 228 – Vila Buarque). Haverá transmissão simultânea para todas as unidades participantes da ação. Para acompanhar, acesse o Facebook do Senac São Paulo no dia e horário de realização da mesa-redonda.

Em Mogi Guaçu, estão previstas quatro atividades abertas ao público. O destaque é o curta-metragem Mulheres, dirigido por Júlia Matheus Fernandes, que estará na unidade, no dia 24/4, a partir das 19h15, para contar sobre as figuras retratadas no filme. Durante a semana, o Senac Mogi Guaçu terá ainda um varal literário, com a exposição de poemas da escritora Bruna Pollettini Gomes da Cunha, ganhadora por quatro anos consecutivos do Concurso de Poesias de Mogi Guaçu. E mais: a docente Angélica Colombo contará as histórias Mulheres na Literatura, e as funcionárias da biblioteca conduzirão oficinas para confeccionar marcadores de página.

Para conferir a programação completa, acesse o Portal Senac:www.sp.senac.br/semanadeleitura. Vagas limitadas.

Edições anteriores

Em três edições, o projeto já atraiu mais de 70 mil pessoas, que participaram de diversos eventos. Em 2016, as unidades organizaram ações dentro do universo da leitura e educação em parceria com o Instituto Rubem Alves. Nos anos seguintes, as atividades foram realizadas com base nos temas literatura fantásticas e HQ´s (2017) e livros que viraram filmes e séries (2018). A tradicional Feira de Troca de Livros e Gibis, promovida há mais de 15 anos na rede, passou a fazer parte da Semana Senac de Leitura por estar alinhada à proposta estimular a reflexão sobre a importância da produção escrita e da leitura como elementos formadores de indivíduos críticos.

Serviço:

4ª Semana Senac de Leitura

Tema: Mulheres na Literatura – leitura e escrita que transformam vidas

Data: de 22 a 27 de abril de 2019

Programação Senac Mogi:

Abertura Oficial da Semana Senac de Leitura

Data: 22 de abril 2019, das 15 às 17 horas

A abertura oficial da Semana Senac de Leitura será transmitida ao vivo para todas as unidades do Estado de São Paulo da sede do Senac São Paulo. Na unidade Mogi Guaçu, a exibição acontecerá no auditório.

Exposição: Varal Literário

Data: de 23 a 25 de abril 2019, das 8 às 22 horas

Oficina: Confecção de Marcadores de Página

Data: 24 de abril de 2019, das 10 às 11 horas; e 25 de abril 2019, das 15 às 16 horas

Curta metragem: Mulheres

Data: 24 de abril de 2019, das 19h15 às 19h40

Feira de Troca de Livros e Gibis

Data: de 22 a 27 de abril 2019, das 8 às 22 horas

Local: Senac Mogi Guaçu – Rua Adelino Damião, 55 – Jardim Paulista – Mogi Guaçu/SP
Participação gratuita

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/semanadeleitura

 

Comentários