Livros, a arma da cultura e educação

Matéria: Paula Partyka

 Durante a inauguração da Biblioteca Municipal “Prefeito Adone Bonetti”, Prefeito Gustavo Reis mencionou Monteiro Lobato. “Um país se faz com homens e livros”

 Inaugurada a nova sede da Biblioteca Municipal de Jaguariúna, na tarde de terça-feira, 07. Com diversas atrações locais, participaram da cerimônia autoridades e público local.

As atrações ficaram por conta dos artistas da Escola das Artes do município. Música e teatro foram instrumentos para divertir e entreter o público antes da inauguração.

“A banda fez uma linda apresentação. Vocês são realmente especiais pela qualidade da música, não só a qualidade técnica como a de escolha. Eu acho que esse conjunto da técnica com a qualidade das músicas com o aperfeiçoamento que vocês tem faz toda a diferença”, disse o prefeito Gustavo Reis ao cumprimentar a banda e demais artistas.

A biblioteca, que leva o nome de “Prefeito Adone Bonetti”, possui cerca de 32 mil instrumentos que propagam o conhecimento e educação. Obras nacionais e internacionais que estão disponíveis para toda a população.

Possui também, livros de escritores locais. Os escritores Dulcemar Ferrari; Giovana De Souza Macedo; Leontina de Godoy; Beraldo De Souza; Manoel Rodrigues Seixas; David Pereira; Edinho Baffi; Mariana Marquezini e Cássia Murer; Maria Abigail Ziggiati; Luis Felipe Valle; Nivaldo Antônio S. Rodrigues; Carolina Rueda; Oto Murer; Küll Montagne; Manoel Rodrigues Seixas e Tainá Ruiz cederam suas obras para fazerem parte do acervo da biblioteca.

Além disso, a biblioteca é decorada com telas pintadas por artistas, também locais. Sendo eles o diretor de Cultura, Fábio Vitor Miranda e Marilda Beligini. No segundo andar, o casarão oportuniza a possibilidade de viajar pela história do imóvel.

O casarão já foi residência do Sr. Lucilo Poltonieri e família; Comércio de tecidos; Escola particular noturna; Oficina de carpintaria; Fábrica de cerveja; Bar do Ponto; Cinema; Funerária; Sede dos Bancos Bonespa e Santanter.

Também no segundo piso, está uma das divisões da Escola das Artes de Jaguariúna. Nesse espaço, acontecem aulas de língua estrangeira.

 

Autoridades

Estiveram presentes o Prefeito Gustavo Reis; secretária de Turismo e Cultura, Maria das Graças; Presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Jaguariúna e outros vereadores;  Secretária da Educação;  Secretário de Mobilidade Urbana; Tenente da Segurança Pública; Polícia Municipal; Representante da OAB; Artistas da Escola das Artes.

 

Comentários