Mãe Terra Culinária Natural, de Campinas, é finalista da etapa São Paulo do concurso o Quilo é Nosso

Representante da região disputa vaga da final nacional com restaurantes de Franca e Ribeirão Preto

Campinas, 28 de setembro de 2022 – Com a receita Caponata da Dona Joana, um prato criado pelo Chef Moisés Chocolate, em homenagem à sua mãe, o Mãe Terra Culinária Natural, de Campinas, é um dos três finalistas do Estado de São Paulo na da 6ª edição do concurso O Quilo é Nosso, organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). O Caponata da Dona Joana é preparado com berinjela, pimentão amarelo e vermelho, cebola, azeitona, uva passa, damasco, nozes, azeite, ervas finas e vinagre. A combinação dos ingredientes é uma experiência única, com uma explosão de sabores.

Na segunda fase da competição, que acontece entre de hoje até domingo (2) o Mãe Terra Culinária Natural, o Arroz com Feijão, da cidade de Franca (prato Mil folhas de pupunha com salmão curado e vinagrete maça verde) e o Restaurante Tibursiu’s, de Ribeirão Preto (com o prato Macarrão à Carbonara) disputam o título da fase estadual para saber quem representará São Paulo na final nacional, no dia 3 de novembro, no Anhembi Morumbi, em São Paulo.

“Grandes casas do Brasil estão participando com pratos diferenciados, mas estamos confiantes de que podemos ganhar”, comentou Fernando Merli da Silva, proprietário do restaurante, que participa pela primeira vez do concurso para escolha do melhor prato de quilo

Nesta primeira etapa, os estabelecimentos foram avaliados por um júri técnico local e por voto popular online, realizado no site do concurso, quando foram avaliados cinco critérios: ambiente (peso 1), atendimento (peso 1), limpeza (peso 1), qualidade geral do bufê (peso 1) e receita participante do concurso (peso 2).

Na segunda-fase, o júri técnico local avalia de forma soberana a receita dos pratos dos três restaurantes eleitos na primeira fase e escolhe o melhor em cada um dos dez estados participantes (AM, BA, MG, MT, PR, RJ, RN, SE, SP e TO).

O Quilo é Nosso é uma forma de evidenciar um modelo genuinamente brasileiro. Muitas pessoas não sabem, mas os restaurantes de comida a quilo foram criados em nosso país, mais especificamente em Belo Horizonte. Fred Mata Machado criou em 1984 o restaurante “Isto e aQuilo”, no bairro de Lourdes, localizado na região Centro-sul da capital mineira.

Em 2022, o concurso busca promover a volta dos clientes aos estabelecimentos de comida a quilo, mostrando que o setor está preparado para atendê-los com a eficiência tradicional. É um evento idealizado para colocar em foco este modelo de restaurante que atualmente somam 120 mil estabelecimentos no Brasil, segundo dados da Abrasel.

A Abrasel, em parceria com a Prazeres da Mesa, lançou em 2017 o concurso O Quilo é Nosso para eleger o melhor restaurante a quilo do Brasil. Já em sua 6ª edição, o evento conta com o apoio do público e de especialistas para coroar o restaurante escolhido. Nos anos anteriores, os vencedores foram Mercato Brazil Manauara (Amazonas) em 2017, Gaúcho’s Gourmet (Amazonas) em 2018, Verdelima (Ceará) em 2019, Tomilho (Paraná) em 2020 e Arroz com Feijão (São Paulo) em 2021.

 

Comentários