Mais de 50 municípios participam de preparação para Operação Estiagem

Representantes de 55 municípios participaram na última quinta-feira, dia 18 de maio, da 9ª OPOE (Oficina Preparatória para Operação Estiagem) promovida pela CEDEC (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) em Mogi Guaçu.

A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil participou da organização. As atividades foram realizadas na Faculdade Municipal “Professor Franco Montoro” de manhã, com palestras, e à tarde, com exercícios práticos.

O evento contou com a presença do tenente-coronel Anderson Lima Oliveira, diretor estadual de Defesa Civil, do secretário de Obras e Viação, Salvador Franceli Neto, presidente da Defesa Civil em Mogi Guaçu, e do coordenador municipal do órgão, Carmelito Osório Silveira.

O coordenador da Regional da Defesa Civil de Campinas, à qual pertencem os 55 municípios, Sidnei Furtado Fernandes , e o comandante do 2º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Mogi Guaçu, Alexandre Riquena Costa, também estavam presentes.

O período da manhã foi dedicado parte teórica da OPOE através de palestras no auditório da Faculdade. Os exercícios práticos foram realizados à tarde, também no campus da “Franco Montoro”.

O treinamento em campo estava programado inicialmente para ser realizado em uma área entre o Jardim Canaã II e o Jardim Eldorado, na zona Norte, mas acabou sendo cancelado devido à chuva.

A 9ª OPOE recebeu inscrições de agentes de Defesa Civil, guardas civis municipais, bombeiros e brigadistas. Os municípios participantes aguardam a classificação final para saber a pontuação que alcançaram no Programa Verde Azul.

Segundo o coordenador Carmelito Silveira, no ano passado Mogi Guaçu conquistou 74 pontos, de um máximo de 100. “Acredito que este ano vamos subir na pontuação”. Os municípios com melhor desempenho podem receber kits e equipamentos de combate a incêndios.

Matéria: ASCOM

 

Comentários