Mais de 6 mil estudantes são esperados em feira de profissões nesta quarta, dia 4

O Centro Universitário de Jaguariúna – UniFAJ promove, nesta quarta-feira, dia 4 de outubro, o evento UniFAJ Aberta com a previsão de receber mais de 6 mil estudantes do ensino médio. A feira de profissões acontece das 8 às 22h, no campus 2 da instituição de ensino superior.

O UniFAJ Aberta é uma mostra de profissões gratuita para toda a população e instituições de ensino da região, com o intuito de oferecer ao público um panorama completo das ações desenvolvidas no centro universitário e apresentar todos os cursos de graduação nas áreas de saúde, humanas e exatas.

Na feira, os participantes podem, também, se inscrever para o Vestibular UniFAJ 2018, realizando seu cadastro com um valor promocional, tendo a oportunidade de conhecer mais sobre bolsas, vantagens e o crédito estudantil da instituição. O evento mobiliza profissionais e alunos da UniFAJ, além de escolas e instituições da região.

“Iremos proporcionar ao estudante a oportunidade de dialogar com profissionais da área em que tem interesse, compreender melhor a respeito da carreira desejada e, com isso, fazer a escolha mais adequada para seu futuro profissional”, explica o diretor da UniFAJ, Flávio Pacetta.

Orientação profissional

Quatro alunas do curso de psicologia da UniFAJ desenvolveram um jogo sobre orientação profissional, que será uma das atrações da feira de profissões.

“Qual Rumo Tomar?” foi desenvolvido pela Gabriela Vieira, Letícia Pozzolini, Juliana Altomani e Joeli Arnaldo, do décimo semestre, durante a disciplina de Estágio Supervisionado, com a orientação da docente Paula Alessandrini, que ministra a matéria com ênfase em gestão. Foi proposto às estudantes que pensassem em algo voltado ao público adolescente que está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

De acordo com as pesquisas realizadas pelas quatro futuras psicólogas, hoje os jovens já sentem a necessidade de ter uma orientação profissional a partir do segundo ano do ensino médio até mesmo para entender o funcionamento dessa prática, sanando algumas crenças, como explicou a Juliana. “O pensamento deles é assim: Vou passar em um psicólogo e ele vai passar um teste, traçar o meu perfil e vou sair já sabendo qual profissão devo fazer. Não é isso a orientação profissional”. Segundo ela, o processo tem como objetivo mostrar alguns caminhos para o adolescente e é ele que irá escolher com base nas suas preferências, a área de interesse.

O jogo é composto por um tabuleiro, cartas, pinos e um dado, e conforme for ocorrendo a partida, o jovem irá escolher cartas levantando quatro questionamentos: O que é? Para que serve? Vivências e Diversos. Todo o público que comparecer ao UniFAJ Aberta poderá participar.

Prêmio Prefeito Educador

A UniFAJ lançou no primeiro semestre de 2017 o Prêmio Prefeito Educador, que é uma parceria entre a instituição de ensino com os municípios da Região Metropolitana de Campinas, do Circuito das Águas Paulistas e do sul de Minas Gerais. Por meio do acordo, a UniFAJ cedeu 200 bolsas de especializações aos professores de ensino fundamental dos municípios parceiros, além de oportunizar aos estudantes do último ano do ensino médio o Curso Preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e orientação profissional.

“Propomos uma parceria no sentido de contribuir ainda mais com o trabalho que as prefeituras têm realizado arduamente em prol da educação nos municípios, mediante a oferta de formação continuada aos docentes através do Programa FOCO da IES e Pós-Graduação com bolsas de estudo também aos docentes dos municípios para o Curso de Especialização em Docência e em Metodologias Ativas, além de mantermos nosso compromisso com o aluno, oferecendo o Curso Preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio, que é uma avaliação de extrema importância utilizada pelos estudantes para participação nos benefícios socioeducativos do Governo Federal, bem como nota para ingresso em instituições de ensino superior”, explica o diretor da UniFAJ, professor Flávio Pacetta.

A iniciativa da UniFAJ visa capacitar, profissionalizar e incentivar os colaboradores da área educacional dos órgãos públicos a atualização no mercado de trabalho, resultando em um ensino de qualidade aos jovens cidadãos, com isso, tornando tais cidades referências nacionais quando o assunto for educação.

Para contemplar os chefes dos executivos, a UniFAJ vai promover solenidade de entrega do Prêmio Prefeito Educador em cada uma das cidades envolvidas. Serão premiados os prefeitos Luiz Oscar Vitale Jacob (Amparo), Ivan Cleber Vicensotti (Artur Nogueira), Luiz Vanderlei Magnusson (Conchal), Claudia Botelho de Oliveira Diegues (Estiva Gerbi), Fernando Fiori de Godoy (Holambra), Márcio Gustavo Bernardes Reis (Jaguariúna), Luiz Carlos Scarpioni Zambolim (Lindoia), Edson Rodrigo de Oliveira Cunha (Monte Alegre do Sul), José Pocai Junior (Monte Sião), Hamilton Bernardes Junior  (Pedreira) e Norberto de Oliverio Junior (Santo Antônio de Posse)

“É um compromisso que cada prefeito está assumindo com seus munícipes, mostrando sua preocupação com a educação, buscando por meio do Prêmio Prefeito Educador melhorar a qualidade de ensino, ofertando aos educadores e estudantes a chance de profissionalização. Somos um Centro Universitário com mais de 20 opções de cursos de graduação, que possuem notas máximas no MEC e ENADE, então a cidade terá um reconhecimento a nível nacional”, frisa o diretor da UniFAJ, professor Flávio Pacetta.

Evento

UniFAJ Aberta

Dia 4 de outubro – quarta-feira

Das 8h às 22h

Campus 2 da UniFAJ – Rod. Dr. Gov. Adhemar Pereira de Barros – Km 127

 

Comentários