Martinho Prado passa a contar com atendimento de saúde em domicílio

de Saúde (UBS) do Distrito de Martinho Prado Júnior para Unidade de Saúde da Família (USF) “Dr. José Aristodemo Pinotti”. A mudança de status amplia a abrangência da unidade, implantada em 1989, a começar por passar a contar com um médico do Programa de Saúde da Família na equipe que já tem dois clínicos, um pediatra, uma ginecologista e uma dentista.

A diferença mais sensível é que o atendimento passa a ser feito também em domicílio, conforme diretrizes do programa. Para isso, a unidade dispõe ainda de três agentes comunitárias de saúde para o trabalho de campo. Duas ambulâncias com oito motoristas que se revezam para transporte de urgência e emergência até os serviços de pronto atendimento na cidade, como a UPA do Jardim Novo II, o Hospital Municipal e a Santa Casa.

Com a inauguração da USF do Jardim Guaçuano na última sexta-feira, a unidade de Martinho Prado Júnior é a 14ª equipe do Programa de Saúde da Família. Ao todo, Mogi Guaçu dispõe hoje de 21 postos médicos na rede de Atenção Básica, entre UBS e USF.

O credenciamento junto ao Programa de Saúde da Família habilita a unidade a receber recursos do PMAQ (Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica) e um médico do Programa Mais Médicos, ambos do Ministério da Saúde.

O ato de oficialização da USF “Dr. José Aristodemo Pinotti” contou com a participação da secretária de Saúde, Clara Alice Franco de Almeida Carvalho, médicos, coordenadores e funcionários, e do administrador regional de Martinho Prado Júnior, José Eduardo Quintilhano, e secretários de outras pastas.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Acinézio da Silva Domingos, também compareceu. Na solenidade, o vereador Daniel Rossi, que já foi administrador do distrito, representou a Câmara Municipal ao lado dos vereadores Jeferson Luís da Silva e Luciano Firmino Vieira.

Matéria: Prefeitura de Mogi Guaçu

 

Comentários