Mata de Santa Genebra planta 50.520 mudas de árvores nativas em 3 anos

Crédito: Divulgação

Somente no mês de fevereiro foram plantadas 3.326 mudas de árvores, em Campinas, de acordo com a Fundação José Pedro de Oliveira

A Mata de Santa Genebra realizou, nos últimos três anos, o plantio de 50.520 mudas de árvores nativas em 85 áreas do município. Somente no mês de fevereiro foram plantadas 3.326 mudas de árvores, em Campinas, de acordo com a Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO). As ações fazem parte do Projeto Gênesis – Construtores de Florestas Urbanas. São árvores nativas da Mata Atlântica e do Cerrado, e frutíferas, tais como Jequitibá, Jatobá, Pau D’alho, Pau Viola, Palmito Jussara, Pitanga, Cerejeira do Rio Grande, entre outras. Nos viveiros da Mata, que ficam na sede da fundação, foram produzidas 28.508 mudas nativas desde 2021.

O presidente da FJPO, Cidão Santos, lembra que as árvores trazem muitos benefícios para o meio ambiente e para o bem-estar da população. “O trabalho de plantio e reflorestamento realizado pela Mata de Santa Genebra tem por objetivo ajudar a melhorar a qualidade do ambiente; a qualidade do ar, pois as árvores produzem oxigênio; e a criação de um ambiente para os polinizadores”, disse Santos.

As árvores melhoram o problema das ilhas de calor, lembra também o presidente da Fundação. Esse fenômeno é caracterizado pela maior temperatura em áreas urbanas, locais em que há grande concentração de materiais que absorvem calor, como o asfalto e o concreto. Mais árvores também significam diminuição dos índices de poluição na atmosfera e maior cobertura verde na cidade. “Ao plantar mais árvores e plantas em regiões com presença de ilhas de calor a temperatura tende a baixar e a qualidade do ar e da água melhoram”, explica Cidão Santos.

Os plantios são realizados em locais que sofreram com incêndios e naqueles em que há conexão de matas com outros fragamentos de vegetação. Constantemente, também ocorrem reflorestamentos de áreas degradadas em escolas do município. As mudas são produzidas na Mata de Santa Genebra ou são oriundas de doações vindas de compensações ambientais.