Mogi Guaçu iniciará vacinação contra pólio e sarampo no dia 6

Dos 20 municípios sob a jurisdição do GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) XXVI, sediado em São João da Boa Vista, Mogi Guaçu é o que tem o maior contingente de crianças a serem imunizadas na Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo de 2018.

Em Mogi Guaçu, a campanha será deflagrada no dia 6, segunda-feira, e se estenderá até o dia 24 de agosto, tendo o dia 18, sábado, como o “Dia D” para maior mobilização da população. O público-alvo são as crianças de 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade.

Com base em dados do SINASC (Sistema de Informações Sobre Nascidos Vivos) e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estática), a estimativa do GVE XXVI é de que Mogi Guaçu tem 6.888 crianças na faixa etária da campanha.

Segundo o SINASC, são 1.909 crianças de 1 ano, e, segundo o IBGE, são 1.663 de dois anos, 1.650 de três anos e 1.666 de quatro anos. O segundo maior contingente é o de Mogi Mirim, com 4.134 crianças no total, e o menor é o de Santo Antonio do Jardim, com 265 crianças.

A vacinação será feita em todas as 22 Unidades de Saúde da Secretaria de Saúde de Mogi Guaçu, no horário das 8h às 11h e das 13h às 15h30, de segunda a sexta-feira. No “Dia D”, o horário de atendimento será ampliado e ininterrupto, das 8h às 16h.

É extremamente importante que os pais ou responsáveis levem as crianças para tomar as vacinas porque a poliomielite e o sarampo estão sendo reintroduzidas em diversas regiões do país, como a ocorrência de casos importados de sarampo.

A poliomielite (paralisia infantil) estava erradicada do Brasil desde 1990 e a circulação do vírus do sarampo havia sido eliminada em 2016. No entanto, hoje o país enfrenta problemas nas coberturas vacinais de rotina, permitindo a formação de bolsões de suscetíveis ao longo dos anos, favorecendo a reintrodução dessas doenças no território nacional.

 

Comentários