Mogi Guaçu recebe novo estoque de vacina contra Febre Amarela

A Vigilância Epidemiológica de Mogi Guaçu recebeu na tarde desta quinta-feira, dia 9 de fevereiro, um lote de 5 mil doses da vacina contra a febre amarela. Elas serão distribuídas a todas as Unidades de Saúde do Município para retomada da vacinação na rede de Atenção Básica. A distribuição será feita proporcionalmente à demanda de cada UBS (Unidade Básica de Saúde) e USF (Unidade de Saúde da Família). Parte da remessa, de pelo menos 1.500 doses, será reservada para as cinco equipes volantes que farão a vacinação na zona rural neste sábado, dia 11.

A partir das 7h30, uma equipe atenderá o Distrito de Martinho Prado Júnior e outra, as Chácaras Alvorada. As outras três visitarão casa a casa. Por determinação do Ministério da Saúde, a prioridade é imunizar quem mora ou trabalha na área rural ou for viajar para áreas de risco. A vacina é disponibilizada também para crianças de 9 meses a 5 anos incompletos. Quem já recebeu as duas doses está imunizado.

Bebês de 6 a 9 meses incompletos só podem ser vacinados em situações de emergência epidemiológica ou viagem para áreas de risco. A vacina é contraindicada para idosos com mais de 60 anos e doentes crônicos, exceto se em condição de risco iminente após avaliação médica. A mesma restrição se aplica a pacientes com baixa imunidade e para quem tem alergia a ovo.

O Município de Mogi Guaçu não é considerado área de risco, mas Área de Recomendação de Vacina, como as demais cidades sob a jurisdição da DRS de São João da Boa Vista. Em janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu 8.600 doses, mas, devido ao noticiário sobre febre amarela, a procura aumentou repentinamente e o estoque inicial se esgotou na última terça-feira, dia 7.

Matéria: ASCOM

vacina2

 

Comentários