Mogi Guaçu sediará, na próxima semana, 2ª Mostra de Maquetes Ferroviárias

Evento será realizado em 13 de julho, das 9h às 17h, na Alameda Big Bom

Mogi Guaçu receberá, em 13 de julho, a 2ª Mostra de Maquetes Ferroviárias Guaçuana, que acontecerá das 9h às 17h, na Alameda Big Bom, na avenida Bandeirantes, 1.521, no Parque Cidade Nova. Após o sucesso de público obtido no ano passado, o grupo Ferreomodelismo da Baixa Mogiana (FBM) resolveu organizar novamente o evento, que tem entrada gratuita e contará com a presença de diversos expositores e maquetes, incluindo uma de 16 metros de comprimento que está sendo montada pelos organizadores.

O ferreomodelismo é um dos hobbies mais antigos do mundo, e sua origem remonta ao período em que o transporte ferroviário foi adotado massivamente. As primeiras miniaturas de trens foram fabricadas por volta de 1830, por artesãos alemães. De lá para cá, muita coisa mudou, principalmente no Brasil, onde o transporte de passageiros pelas ferrovias deixou de acontecer, com exceção dos passeios turísticos. Mesmo assim, a paixão de algumas pessoas por este hobby se intensificou.

De acordo com Rejane Silva, gerente da loja Mundo das Miniaturas, também uma das organizadoras do evento, e integrante do FBM, o ferreomodelismo consiste na arte de colecionar e modelar miniaturas fiéis e realistas aos trens de todo o mundo. “Nosso grupo surgiu em 2016 com a finalidade de não só reunir os ferreomodelistas, mas também os fãs de trens de toda a região de Mogi Guaçu, para, juntos, preservarmos a memória ferroviária de nosso país e desfrutarmos deste passatempo”, conta.

O grupo vem dedicando muito esforço nos últimos meses para proporcionar um evento educativo, recreativo e incentivador para o público, assim como foi na 1ª Mostra. O evento conta com o apoio da Frateschi Trens Elétricos, única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais, situada em Ribeirão Preto. “Esperamos que eventos como este façam ampliar o número de interessados por este hobby”, diz Lucas Frateschi, diretor da empresa. A previsão dos organizadores é que cerca de 1.500 pessoas passem pelo evento.

Serviço
2ª Mostra de Maquetes Ferroviárias
Data: 13 de julho
Horário: 9h às 17h
Local: Alameda Big Bom – Avenida Bandeirantes, 1.521, Parque Cidade Nova, Mogi Guaçu
Informações: ferreobaixamogi@outlook.com

 

Comentários