Mogi Guaçu terá faixa de parada exclusiva para motos nos semáforos

O setor de Trânsito da Secretaria de Obras e Viação (SOV) da Prefeitura de Mogi Guaçu criará faixas de retenção exclusiva para motos nos pontos com semáforo. A demarcação da sinalização começa nos próximos dias e atenderá a uma resolução provisória, ainda em caráter experimental, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Quando estiverem prontas, as faixas reservarão espaços exclusivos para a parada de motos nos pontos com semáforo. As motociclistas ficarão à frente dos outros veículos, como carros, caminhões e ônibus. O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) adotou a ideia no Brasil após experiências bem-sucedidas na Espanha, a partir de 2008, onde o índice de satisfação atingiu 97% e houve melhoria considerável no trânsito.

O sistema melhora o fluxo de veículos, já que a abertura do sinal de trânsito possibilita que as motos sigam à frente dos carros, evitando colisões laterais e corredores de motos de forma inadequada. Esse “privilégio”, segundo estudos já realizados no Brasil, tem evitado acidentes.

Segundo levantamento do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, órgão ligado ao Governo do Estado, de janeiro a novembro de 2017, foram registrados 23 acidentes com vítima em Mogi Guaçu, incluindo as colisões ocorridas nas rodovias situadas no território municipal. Em 2016, neste mesmo período, foram 35 acidentes.

O investimento em sinalização, fiscalização e aperfeiçoamento das ações focadas na melhoria de trânsito tem ocorrido desde 2013. O secretário de Obras e Viação, Salvador Franceli Neto, entende que a criação destes “bolsões” para motos deve melhorar o fluxo de veículos, principalmente nos horários de pico.

Mogi Guaçu conta com 28 semáforos – cruzamento das avenidas Emília Marchi Martini e Trabalhadores, por exemplo, contam com quatro aparelhos semafóricos. As faixas não terão mais do que 3 metros de comprimento. Com isso, não haverá prejuízo ao motorista de carros de passeio e veículos pesados, como ônibus e caminhão.

A pintura de solo começa nos próximos dias. Inicialmente, os veículos que avançarem sobre as faixas exclusivas de motos não serão multados, mas a resolução do Denatran, se for regulamentada, poderá fixar sanções aos motoristas que avançarem sobre o espaço restrito para motociclistas, que ficará entre carros e veículos pesados e as faixas de pedestres.

Matéria: ASCOM

 

Comentários