Mogi Mirim amplia investimentos na saúde com nova UBS, telemedicina e equipamentos para o SUS
Mogi Mirim vive um momento de fortalecimento da saúde pública com uma série de investimentos do Governo Federal voltados à ampliação da infraestrutura do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as principais ações estão a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), a implantação da telemedicina, a entrega de novos equipamentos médicos e recursos para custeio da rede municipal.
As iniciativas vêm sendo acompanhadas pelo vereador Ernani Gragnanello (PT) e pelo diretório municipal do Partido dos Trabalhadores, que destacam os impactos das obras para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde.
Um dos principais investimentos é a construção da UBS do Parque das Laranjeiras, que recebe aporte de R$ 2.407.646,71 do Governo Federal. A unidade atenderá moradores do Parque das Laranjeiras, CDHU, SEHAC, Jardim Europa e bairros vizinhos, contribuindo para descentralizar os atendimentos e fortalecer a atenção básica.
A nova estrutura contará com salas de vacinação, consultórios médicos e odontológicos, farmácia própria e um sistema sustentável de captação de água da chuva para reutilização na manutenção e limpeza da unidade.
Além da nova UBS, Mogi Mirim recebeu aproximadamente R$ 9,8 milhões destinados ao fortalecimento da saúde municipal. Os recursos incluem cerca de R$ 3 milhões para custeio, investimentos em unidades de saúde das zonas Leste e Norte, implantação da telemedicina e a entrega de 72 novos equipamentos médicos, por meio do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde.
Com a implantação da telemedicina, pacientes poderão realizar diversos exames e atendimentos especializados na própria UBS de referência, reduzindo deslocamentos, agilizando diagnósticos e tornando o atendimento mais eficiente.
Em paralelo aos investimentos na saúde, o município também será contemplado com a construção da Arena Multiuso e a revitalização da Praça Linda Chaib, ampliando os investimentos federais em infraestrutura e qualidade de vida.
Para o vereador Ernani Gragnanello, os investimentos representam um avanço importante para a população.
“São três grandes projetos do Governo Lula em Mogi Mirim. Um deles é a Arena Multiuso, que será um espaço para atividades esportivas diversas e com grandes possibilidades de atrair jogos nacionais e internacionais. Outro é a Unidade Básica de Saúde no Parque das Laranjeiras, fundamental para ampliar a qualidade dos serviços públicos do SUS. E a Praça Linda Chaib garantirá mais lazer e momentos agradáveis para as famílias daquela região.”
As conquistas são resultado da articulação entre lideranças locais, o deputado federal Alencar Santana (PT-SP) e o Ministério da Saúde, comandado pelo ministro Alexandre Padilha.
Para Humberto Tobé, especialista em gestão de saúde da equipe do ministro Alexandre Padilha, investimentos como esses representam um passo importante para fortalecer a rede pública de atendimento.
“Fortalecer a atenção básica é investir na porta de entrada do SUS. Quando ampliamos a infraestrutura, levamos tecnologia para os municípios e qualificamos os serviços, garantimos mais acesso, mais agilidade nos atendimentos e mais qualidade de vida para a população. É assim que construímos um sistema de saúde cada vez mais eficiente, humanizado e preparado para atender as necessidades das pessoas”, afirma Tobé.