Moinho Povos Unidos comemora 8 anos

Um dos principais atrativos turísticos da cidade das flores e símbolo da integração de holandeses e brasileiros em Holambra completou oito anos na última terça-feira, 12 de julho, o Moinho Povos Unidos, é orgulho dos holambrenses e recebe todos os anos, milhares de visitantes de todo o país e do mundo.

Projetado pelo arquiteto holandês Jan Heijdra, o modelo escolhido foi o standerdkorenmolen (standerd = plataforma, koren = grãos, molen = moinho), que significa um moinho utilizado para moer grãos e foi inaugurado em 12 de julho de 2008 pelo ex-prefeito Celso Capato. O “Povos Unidos” é o maior moinho típico holandês da América Latina, com mais de 35 metros de altura.

Em março de 2015, a Prefeitura celebrou com a Associação Povos Unidos um convênio de cooperação, onde a associação ficaria responsável por administrar e operar o moinho. Desde então, a associação recebeu o direito de cobrar um ingresso simbólico pela visita aos andares superiores do moinho, com a presença de um moleiro para operar e explicar aos visitantes como ele funciona. Este dinheiro, somado com um valor fornecido mensalmente pela Prefeitura, tem mantido as operações do moinho.

A Associação Povos Unidos é uma associação sem fins lucrativos e trabalha com os recursos adquiridos pela venda de ingressos e souvenir, patrocínio e doações. Todos os valores são utilizados integralmente em sua manutenção e na prestação de serviços.

No aniversário do Moinho, foi realizado o lançamento oficial da Campanha de Financiamento Coletivo do “Povos Unidos”, que tem por objetivo arrecadar fundos para fazer as reformas dos três primeiros andares do moinho e transformá-lo num centro cultural, além de financiar as manutenções básicas.

O horário de visitação do Moinho é de quarta-feira a sexta-feira das 09:30h às 18:00h (aberto somente até o terceiro andar) e aos sábados domingo e feriados das 09:30h às 18:00h e aberto até o quinto andar com a presença de um moleiro (operador do moinho) das 10:00 às 17:00h. Para mais informações e doações, acessar o site https://www.catarse.me/moinhopovosunidos.

 

Comentários