Moinho Povos Unidos lança projeto de revitalização

moinhoUma das mais interessantes e surpreendentes atrações turísticas do Brasil, o Moinho Povos Unidos, uma réplica exata das construções holandesas, localizado na pequena e bela cidade de Holambra, a 130 km da capital paulista, completou neste mês de julho oito anos de existência com planos ambiciosos: a associação que administra o monumento lançou uma campanha online, para tornar viável o seu projeto de remodelação, que transformará parte dele num museu, além de deixá-lo totalmente operacional.

O moinho esteve durante os últimos anos funcionando precariamente, já que, para isso contava apenas com o trabalho de alguns voluntários, integrantes da Associação Moinho Povos Unidos, e era administrado pela prefeitura de Holambra. No ano passado, porém, a entidade finalmente assinou um convênio com o Executivo para se tornar responsável pela gestão e operação do moinho. Depois disso, e com o início de cobrança de ingressos para os visitantes, a associação pôde contratar funcionários e bancar algumas pequenas obras de manutenção, insuficientes, porém, para deixar o moinho nas mesmas condições em que estava quando foi inaugurado.

O projeto de remodelação do monumento prevê reformas em quatro andares. O térreo será destinado a receber os turistas, que ali encontrarão também uma loja com produtos do moinho, entre eles, futuramente, a farinha produzida no local.
No primeiro andar será contada a origem e evolução dos moinhos no mundo. O visitante terá a oportunidade de aprender como surgiram e como se transformaram ao longo do tempo. Também aprenderá sobre os tipos de moinho que existem e para que são utilizados.

No segundo andar, o visitante conhecerá os moinhos da Holanda. Naquele país eles ganharam importância devido ao bombeamento de água e, assim, foram vitais para a construção do país. Haverá uma réplica de um moinho, com funcionamento real, para que o turista possa entender a sua mecânica.

No terceiro andar o visitante ficará sabendo como funciona exatamente o Moinho Povos Unidos, como foi a sua construção, que madeiras foram utilizadas, como funciona um moinho de grãos, e outros detalhes sobre o monumento.

O Moinho Povos Unidos tem dez andares, 38,60 metros de altura, mais 3 metros de subsolo, sendo o maior da América Latina. Acima de seu mirante, de onde se contempla a bela paisagem de Holambra, estão as pás, com 12 metros cada, e envergadura de 24 metros de ponta a ponta. Sua tração motora gera 60 cavalos de força, o suficiente para movimentar duas pedras de basalto de lava com o peso de uma tonelada cada.

Para participar da campanha acesse o endereço www.catarse.me/moinhopovosunidos O moinho funciona de quarta a sexta-feira, das 9h30 às 18 horas (aberto somente até o terceiro andar), aos sábado, domingo e feriados, no mesmo horário (aberto até o quinto andar, com a presença de um moleiro, das  10 às 17 horas). Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (estudantes
e idosos). Moradores de Holambra, mediante apresentação do cartão cidadão ou comprovante de residência, têm ingresso gratuito. De quarta a a sexta-feira o ingresso é gratuito.

Para conhecer mais sobre o moinho e seu projeto de remodelação, acesse www.moinhopovosunidos.com.br.

Matéria: Assessoria de Imprensa

 

Comentários