Moradores de Engenheiro Coelho receberão kits de TV digital

O sinal analógico de TV será desligado em Engenheiro Coelho na terça-feira, dia 29 de novembro. Pensando nisso, a Prefeitura promoveu um agendamento, na tarde da sexta-feira,m dia 25, para as famílias que moram no Residencial Sonho Meu 2. O condomínio, que faz parte do programa Minha Casa Minha Vida, receberá os aparelhos necessários para que o sinal digital seja transmitido, sem custo nenhum para os condôminos.

Os aparelhos irão proporcionar diversas melhorias nos serviços de TV, como imagens mais nítidas, som de melhor qualidade, eliminação de ruídos e interferências, além de possibilitar interatividade e mobilidade. As famílias que foram agendadas poderão retirar o kit no primeiro sábado de setembro, dia 2.

A ação foi organizada entre a entidade Seja Digital e a secretaria de Ação Social. A secretária da pasta, Ana Clara Antônio, explica que as famílias que tem direito ao kit gratuito podem contar com a ajuda do poder público para qualquer esclarecimento. “Nós achamos muito importante manter a população informada sobre a TV digital, e preparamos esse atendimento especial para as famílias do Residencial Sonho Meu 2”, afirma Ana.

A mobilizadora da entidade, Edna Borges, explica que as famílias já poderão instalar as antenas assim que receberem seus kits. “O sinal analógico só vai ser desligado em novembro, mas o sinal digital já está disponível, ou seja, no dia em que essas famílias forem pegar seus kits, elas já podem instala-los e usufruírem do novo serviço”, explica Edna.

Para o agendamento, foi montada uma equipe de voluntários, que é composta por funcionários da prefeitura e, também, moradores do Residencial Sonho Meu 2. Aquelas famílias que não se cadastraram na tarde desta sexta-feira (25), poderão procurar esses voluntários e realizarem seus agendamentos. “Só nesse condomínio temos 300 famílias, nem todas fizeram o cadastramento, mas poderão fazê-lo posteriormente”, pontua Edna.

Em Engenheiro Coelho, mais de duas mil famílias são beneficiarias de programas do Governo Federal. Todas elas têm direito a receber o kit gratuitamente. O munícipe interessado pode ligar para o telefone 147, ou procurar outras informações na secretaria de Ação Social. Edna Borges afirma que é importante “correr atrás do kit, antes que o sinal analógico seja cortado”.

A entidade Seja Digital promove serviços sem fins lucrativos, e surgiu como uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Por que está acontecendo essa troca?

O fim do sinal analógico é uma determinação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, através da portaria n° 378, de 22 de janeiro de 2016. A maioria dos municípios brasileiros terá acesso somente ao sinal digital até o fim de 2018 e, em poucos casos, a troca ocorrerá até 2023. Texto: Michael Harteman.

Matéria: ASCOM

 

Comentários