Moradores podem participam de Mutirão contra a Dengue nesse sábado

Com o objetivo de reforçar o alerta sobre a importância da prevenção ao mosquito transmissor de doenças como a dengue e, possivelmente, a Febre Amarela, a Holambra participa nesse sábado, em 27 de janeiro, do 3° Mutirão Regional de Combate ao Aedes. A mobilização, promovida pela Prefeitura, é aberta à participação de moradores voluntários e acontece a partir das 8 horas com concentração em frente ao Salão da Terceira Idade, no bairro Morada das Flores.

A ação preventiva é idealizada pela EPTV, emissora afiliada da Rede Globo na região. Além de Holambra, outras 316 cidades da área de cobertura devem aderir à iniciativa com ações de combate aos criadouros. A expectativa é que a campanha atinja cerca de 11 milhões de pessoas.

Em 2017, Holambra registrou apenas um caso de Dengue – números que reforçam a importância da prevenção e do trabalho permanente dos agentes comunitários e da população.

De acordo com o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias, o engajamento dos moradores é muito importante para o sucesso da mobilização. “Apesar dos resultados positivos no município, não podemos baixar a guarda. O combate ao mosquito deve ser um hábito do dia-a-dia. Quem contribui, ajuda a assegurar a saúde da família, dos amigos e vizinhos”, explica.

Para eliminar possíveis criadouros, a orientação é evitar o acúmulo de água parada em recipientes – incluindo caixas d’água, que devem ser tampadas, e piscinas, que devem ser limpas regularmente. “A proliferação de mosquitos aumenta no verão. É um período em que o cuidado deve ser redobrado”, alerta o diretor.

Matéria: ASCOM

  

Comentários