Morcego com raiva é encontrado e Zoonoses faz bloqueio vacinal

O Serviço de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde inicia amanhã, 6, bloqueio vacinal contra raiva nas regiões dos bairros Jardim Magali, Vila Ilze e Vila Isaura. A ação preventiva é necessária devido identificação de um morcego contaminado com o vírus da raiva. O animal, frugívoro da espécie Artibeus lituratus, foi recolhido já morto na Rua Allan Kardec no último dia 27 e o exame com resultado positivo chegou do Instituto Pasteur na tarde desta terça-feira, 4.

De acordo com o veterinário da Zoonoses, Rodrigo Silva Bertini, a ação de bloqueio vacinal de cães e gatos será realizada em um raio de 500 metros do local onde o morcego foi capturado. “Serão 17 quadras que receberão o bloqueio. A área parte da Rua Minas Gerais até a Avenida Brasília, da Avenida Brasília à Rua Rodrigues Alves e da Rodrigues Alves até a Avenida Comendador Virgolino de Oliveira”, pontuou.

Serão três equipes compostas por vacinador e anotador. É recomendado que o proprietário do animal apresente a carteira de vacinação. “Todos os animais serão vacinados. Para os que já foram imunizados nos últimos 30 dias, também funciona como reforço”, ressaltou Bertini.

 

Comentários