fbpx

Mostra fotográfica alerta para o consumo consciente

São Paulo  é a primeira cidade do país a receber a exposição “Linha D’Água”, que pode ser conferida até o dia 02 de outubro no Espaço Cultural Conjunto Nacional. A mostra reúne 30 fotografias do acervo do velejador Amyr Klink, que, além de ter realizado mais de 40 viagens oceânicas, tornou-se referência nacional quando se fala em consumo consciente, especialmente da água.

mostra

Quantos litros de água você gasta por dia? A recomendação da Organização Mundial da Saúde é que cada pessoa gaste, somando suas atividades domésticas e de higiene, de 50 a 100 litros diários. O mundialmente respeitado navegador brasileiro passou 100 dias num barco a remo consumindo 2,7 litros de água por dia, e garante que foi suficiente. Estas e outras curiosidades fazem da exposição um programa imperdível, especialmente num ano em que estiagem, falta de água e perigo de racionamento passaram a ser debatidos diariamente nos noticiários.

A exposição é gratuita e fica em cartaz em São Paulo até o dia 02 de outubro. O projeto foi viabilizado através de Lei de Incentivo Fiscal (lei do PROAC – ICMS – SP), com patrocínio da Air Liquide e apoio das empresas Sapa e Wabco. A produção executiva é da D’Color Produções Culturais.

“Linha D’Água” é dividida em 03 módulos, que remetem aos três barcos usados por Amyr Klink em algumas de suas principais expedições: barco a remo I.A.T., Paratii e Paratii II. Ao todo são 30 fotos das expedições do velejador, dispostas em painéis que também contém textos sobre as viagens. Todo o material expositivo é montado em base sustentável, seguindo assim os princípios do projeto, de estimular a reflexão sobre consumo consciente.

ESCOLAS
O projeto inclui um material didático sobre consumo consciente de água, para que a temática seja trabalhada em sala de aula, e também através de visitas guiadas. Escolas interessadas em passeios monitorados à exposição podem realizar agendamento junto à D’Color Produções Culturais, pelo telefone (19) 3256.4500. Todas as escolas participantes irão receber um livro catálogo da exposição e, para os alunos, serão distribuídas cartilhas ilustradas com conteúdo ligado à exposição.

PALESTRAS
Além da exposição fotográfica,  o projeto engloba duas palestras com Amyr Klink. A primeira  ocorreu no dia da abertura da exposição, 08/09, às 19h. A segunda  será  no dia 18 de setembro, às 10h , no Cine Livraria Cultura, no Conjunto Nacional. Amyr Klink fala sobre as estratégias de consumo ligadas ao consumo d’água, mostrando que planejamento, precisão e consciência são fundamentais. Ao longo de 30 anos, já tem em seu currículo mais de 2500 palestras proferidas, no Brasil e exterior.  A entrada é franca, mediante retirada de vale-ingresso no site www.dcolor.art.br/ingressos.

Amyr Klink nasceu em São Paulo, em 1955. Formou-se em economia e administração, mas é conhecido por suas viagens ao redor do mundo. Navegador experiente, iniciou suas viagens em 1984, cumprindo a primeira travessia solitária do Atlântico Sul a remo. É autor de cinco livros, que registram algumas de suas principais aventuras, como a travessia a remo do oceano Atlântico, narrada em ‘Cem dias entre céu e mar’ (1995); a expedição de quase dois anos entre a Antártica e o Ártico, narrada em ‘Paratii: entre dois pólos’ (1992); e a primeira volta ao mundo realizada nas águas da Convergência Antártica, onde estão os mares mais perigosos do planeta, narrada em ‘Mar sem fim’ (2000).

CURIOSIDADES: POR QUE VALE A PENA VISITAR A EXPOSIÇÃO
Em 2014, Amyr Klink comemora 30 anos de sua travessia oceânica pelo Atlântico Sul em barco a remo. A viagem durou 100 dias e até hoje, Amyr é o único homem do mundo a realizar esta façanha.
Foi essa viagem que deu origem ao livro “100 dias entre céu e mar”, que ficou por 31 semanas consecutivas na lista dos 10 livros mais vendidos de não-ficção no Brasil.
Os visitantes vão poder conhecer de perto o barco original I.A.T., com o qual a viagem foi feita.
Algumas das fotos da exposição são de autoria de Marina Klink, esposa de Amyr Klink, que, desde os anos 80, já registrava belas imagens de esportes de aventura como asa-delta e competições de iatismo. Velejadora com mais de uma centena de competições no currículo, tornou-se uma das mais respeitadas fotógrafas de natureza do país. Seus primeiros registros pela Antártica aconteceram em 1995. Após 13 viagens para a região, reuniu 180 imagens no livro ‘Antártica – A Última Fronteira’.

POR TRÁS DO PROJETO
Além de Amyr Klink, outros nomes de peso se reuniram em torno do projeto Linha D’Água. A professora da Faculdade de Geografia da Universidade de São Paulo, Dra. Sueli Furlan, foi a responsável técnica pelo desenvolvimento dos textos que compõem os painéis e catálogos da exposição.

O projeto foi viabilizado através de Lei de Incentivo Fiscal (lei do PROAC – ICMS – SP), com patrocínio da Air Liquide e apoio das empresas Sapa e Wabco. A produção executiva é da D’Color Produções Culturais.

AIR LIQUIDE
A Air Liquide é líder mundial em gases, tecnologias e serviços para a Indústria e Saúde. Moléculas de Oxigênio, Nitrogênio e Hidrogênio estão no centro de suas atividades desde a fundação da empresa, em 1902. A Air Liquide incentiva ideias inovadoras e atividades de responsabilidade social que promovam a preservação do meio ambiente, a saúde respiratória e também a implantação de microiniciativas locais para o desenvolvimento de comunidades localizadas nas regiões de atuação de suas unidades. Por meio dessas ações, definidas como pilares da atuação da Air Liquide Foundation, o grupo auxilia 168 projetos, em 42 países.

No Brasil, a empresa busca promover a integração com as comunidades de mais de 59 localidades onde está presente desde a sua instalação no país, em 1945. Nos últimos dois anos, a Air Liquide investiu mais de R$ 2,36 milhões em projetos sociais no Brasil, utilizando incentivos legais para o apoio e patrocínio em 15 programas, em diversas cidades.

SAPA
Em outubro de 2012, as empresas globais Hydro e Orkla uniram suas unidades de extrusão de alumínio para criar a Sapa. A Sapa é líder global em soluções de alumínio extrudado, com mais de 23 mil empregados. A empresa atende o mercado brasileiro com extrudados de alumínio para uma variedade de aplicações, principalmente nos segmentos de construção civil, transportes e automotivo. A Sapa tem como missão: criar um futuro sustentável através de soluções inovadoras em alumínio.

WABCO
A WABCO (NYSE: WBC ) é líder global no fornecimento de tecnologias e sistemas de controle para a segurança e eficiência de veículos comerciais. Fundada há quase 150 anos, a WABCO continua a ser pioneira na descoberta de novas tecnologias em eletrônica, mecânica e mecatrônica para frenagem, estabilidade e sistemas de automação de transmissão fornecidos para as principais montadoras de caminhões comerciais, ônibus e fabricantes de semirreboques do mundo.

D´COLOR PRODUÇÕES CULTURAIS
A D’color é uma produtora de eventos culturais de Campinas (SP) que assessora, planeja e executa projetos culturais para o desenvolvimento social, em parceria com instituições, produtoras e artistas dos mais diversos segmentos através de leis de incentivo. Com mais de cinco anos de atuação, já produziu dezenas de espetáculos de música e artes cênicas em diferentes regiões do país.

SERVIÇO
Exposição Linha D´Água
De 08/09 a 02/10
Condomínio Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073 – Jardim Paulista, São Paulo/SP
Entrada franca
Realização: D’Color Produções Culturais – Tel. (19) 3256.4500 www.dcolor.art.br
Palestra com Amyr Klink:
18/09 – 10h
Local: Cine Livraria Cultura
Avenida Paulista, 2073 – Jardim Paulista, São Paulo/SP
Entrada franca, mediante retirada de vale-ingresso no site www.dcolor.art.br/ingressos.
Agendamento e Atendimento a escolas:
O agendamento para grupos escolares pode ser feito pelo telefone (19) 3256-4500, diretamente com a equipe da D’Color Produções Culturais.

  

Comentários