Motivos distintos reúne grupo de pessoas em caminhada nesta sexta-feira, 19

Matéria: Paula Partyka

Durante o percurso da 20ª Caminhada Ecológica Amigos do Salvador, a SEJEL atua com a distribuição de água e bananas em pontos fixos

Reunir religiosidade, desafio físico e amizade, é a maior motivação para realizar a 20ª Caminhada Ecológica Amigos do Salvador. Neste ano, juntamente com a filha de Salvador, Sueli Barbosa, a Secretaria da Juventude, Esportes e lazer (SEJEL) de Jaguariúna está a frente da organização da caminhada.

A caminhada acontece tradicionalmente na sexta-feira da Paixão, este ano, no dia 19 de abril. É realizado um percurso de 23km caminhando do município de Jaguariúna, passando pela estrada Carlos Gomes,Gargantilha, até a cidade de Pedreira, no Morro do Cristo.

A primeira edição aconteceu em 2000, por iniciativa de Salvador Martins Barbosa. Ele, habituado e entusiasmado pela prática de caminhar, sobretudo, motivado pela espiritualidade, organizou um grupo de quatro amigos e fizeram o percurso por estradas de terra.

Unindo a fé e a amizade, o grupo ficou motivado a repetir a experiência ano após ano, com o incentivo e participação de familiares e amigos. Em 2007, a Caminhada Ecológica Amigos do Salvador passou a integrar o calendário de eventos de Jaguariúna, por meio da Lei 1.778.

Salvador, o idealizador, esteve presente nas caminhadas até 2008, e seu exemplo é tido até hoje na motivação da caminhada. “A motivação de cada participante traz um propósito muito singular: de desafio, fé, penitência, agradecimento ou superação”, explica a filha de Salvador, Sueli.

Sueli considera mais importante o propósito que deu inicio a primeira caminhada, que hoje é tradição entre amigos e faz parte dos propósitos de gerações. “Para nós, familiares do Salvador, é muito gratificante podermos acompanhar toda essa tradição”, disse.

Para a edição 2019, que tem o apoio de infraestrutura e organização da SEJEL, Sueli disse que é esperada a participação de mais de mil pessoas. Além disso, a Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, carro de apoio e ônibus para o retorno dos participantes.

 

Comentários