Mulheres de Peito já atende em Amparo

Amparo conta até com a Carreta do Programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado de São Paulo até o próximo dia 11 de maio. O projeto da Secretaria Estadual da Saúde tem o objetivo de incentivar as mulheres com idades entre 50 e 69 anos a realizarem exames preventivos de mamografia a cada dois anos na rede pública (SUS).

A iniciativa tem como objetivo promover um rastreamento contínuo e organizado da doença, visando à detecção precoce de tumores malignos inclusive em fases em que a mulher não apresenta nenhum sintoma. A unidade móvel realizará atendimento de 50 mamografias/dia de segunda a sexta-feira e 25 aos sábados.

Para realizar o exame é necessário que as pacientes de 35 a 49 anos apresentem o pedido médico, o RG, cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e comprovante de residência na carreta, durante os dias em que a mesma ficará na cidade. Já para as pacientes com mais de 50 anos não é necessário o pedido médico apenas a apresentação de RG, Cartão do SUS e comprovante de residência. Caso necessite do pedido médico procure pela Unidade de Saúde da Família pertencente ao seu bairro e solicite o agendamento.

O horário de atendimento será das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 13h, aos sábados. As unidades móveis de mamografia contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista. A Carreta estará instalada em frente Ambulatório Médico de Especialidades (Postão), no Centro de Amparo.

Matéria: Moisés de Camargo

carreta

 

Comentários