Mulheres do Saneamento: a força e a valorização do talento feminino

Trabalhar numa área que muda a vida das pessoas, que leva mais saúde, mais qualidade de vida, mais dignidade à população, além de ter efetiva participação na preservação do meio ambiente é um privilégio. Essa é a realidade do saneamento, área que vem ganhando destaque nos últimos anos, especialmente depois do Marco Regulatório do Saneamento, que tem como metas de atendimento de 99% da população com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgotos até 2033.

A situação ainda é alarmante: uma em cada duas pessoas no Brasil não tem oferta adequada de água potável e banheiros, além de carência na coleta ou tratamento de esgoto. Holambra segue na contramão dessa dura realidade, uma vez que alcançou a universalização do saneamento em 2018. E assim como em tantos outros setores, o saneamento também faz parte da vida de muitas mulheres.

No quadro de colaboradores da Águas de Holambra, por exemplo, figuram mulheres que, além de serem valorizadas na empresa, desempenharem papéis estratégicos. É o caso da técnica em química – efluentes, Marcia Evangelista Pereira, que trabalha para fazer a diferença na cidade onde vive.

Ela atua no setor de Operações, com qualidade/laboratório. O dia a dia é bastante corrido, pois é sua responsabilidade as análises de qualidade da água distribuída pela Águas de Holambra. Para se ter uma ideia, em 2023, foram realizadas 7.677 análises da água de Holambra, uma média de 639 análises por mês.

Marcia acredita que a delicadeza e a atenção da mulher, agregam muito à área de saneamento. “Vejo que a mulher vem ocupando cada vez mais espaços, inclusive no saneamento. Uma das maiores vantagens é que a mulher realiza várias atividades ao mesmo tempo – e tudo com excelência”, comenta.

ESG E VALORIZAÇÃO FEMININA

A Aegea Saneamento, da qual a Águas de Holambra faz parte, tem compromisso com metas que reforçam uma atuação sustentável e iniciativas que valorizam o meio ambiente, a igualdade e a diversidade. Desta forma, vai além de nossas metas contratuais, desenvolvendo as melhores práticas em ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança). Entre as diversas metas definidas, está o aumento de 32% para 45% de mulheres em posições de liderança.

Para as colaboradoras da Águas de Holambra, esse compromisso da empresa é traduzido no dia a dia, pelo respeito e a valorização do talento feminino, dando abertura para o constante aperfeiçoamento técnico e pessoal.

É por isso que as mulheres da Águas de Holambra sabem que, quando a gente cuida, a vida acontece!

QUEM SOMOS

Águas de Holambra

A Águas de Holambra, empresa da Aegea Saneamento, é responsável pela gestão plena dos serviços de saneamento básico do município de Holambra. A empresa iniciou suas atividades em janeiro de 2016 com o desafio de garantir a regularidade do abastecimento, reduzir os índices de perdas e melhorar a qualidade da água que chega à casa do holambrense.

Saiba mais em www.aguasdeholambra.com.br

Aegea

Criada em 2010, a Aegea é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje são mais de 31 milhões de pessoas atendidas em 505 cidades de 14 estados, de norte a sul do Brasil.

Saiba mais em https://www.aegea.com.br