MUNICÍPIOS REALIZAM MUTIRÃO METROPOLITANO CONTRA A DENGUE NESTE SÁBADO

Os municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) definiram realizar o primeiro mutirão metropolitano contra a dengue neste sábado, dia 16 de março. A decisão foi tomada durante reunião do comitê metropolitano de acompanhamento do avanço da doença na região, criado na última sexta-feira, em reunião extraordinária de emergência do Conselho de Desenvolvimento da RMC.

A reunião do comitê, realizada por videochamada, contou com os prefeitos Gustavo Reis, de Jaguariúna – que também é presidente do Conselho de Desenvolvimento -, e Dário Saadi, de Campinas, além de secretários e diretores municipais de Saúde, que apresentaram relatos da situação epidemiológica e de controle vetorial de cada município.

No sábado, serão realizados mutirões simultâneos em todas as 20 cidades, com fiscalização de imóveis e orientação à população sobre como evitar a proliferação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zica.

Além da criação do comitê e da realização do mutirão metropolitano, o Conselho de Desenvolvimento da RMC também definiu outras cinco ações para combater o avanço da dengue: pedido de engajamento das associações comerciais, imobiliárias, igrejas e sociedade para conscientização de todos os moradores; reforço das ações de saúde nas divisas das cidades; uso da telemedicina para acompanhamento dos casos; pedido de mais vacinas ao Estado para a RMC e pedido de apoio do Exército aos municípios.