fbpx

Museu Bernardino de Campos será reaberto amanhã, dia 1º de julho

O prefeito de Amparo, Luiz Oscar Vitale Jacob participa da entrega na manhã de sexta-feira, dia 1º julho, do restauro do Museu Pedagógico Bernardino de Campos. O evento está agendado para as 11 horas, e tem confirmada a presença do secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos Araújo.

O prédio foi restaurado por completo. Ele conta com novos sanitários, rampas e plataformas para garantir a acessibilidade de pessoas com necessidades especiais, instalação de equipamentos para uso eficiente da água e da energia, tratamento contra insetos e instalação de auditório.

O prédio onde está instalado o Museu Histórico e Pedagógico Bernardino de Campos foi construído em 1885 para ser residência do coronel Luiz de Souza Leite. O palacete foi palco da instalação da primeira linha telefônica do município, ligando a casa à sede da Fazenda Palmeiras, na época, também propriedade do coronel. Após sua morte, a casa foi utilizada pela Administração Municipal como sede da Prefeitura, Câmara Municipal e Serviço de Água e Esgoto até se transformar em museu.

Na inauguração, quem visitar o Museu Bernardino de Campos conferirá uma exposição que traça a história de Amparo. A grande novidade do Museu será a rotatividade das peças que serão expostas de acordo com temas e trocadas a cada época. Todo o acervo do Museu está no prédio distribuído em 11 salas de reservas técnicas.

Todo o acervo está sendo catalogado e continua no prédio. A partir de setembro, qualquer munícipe poderá consultar o material tanto para pesquisa, quanto por conhecimento. No segundo semestre também está prevista a municipalização do Museu, que atualmente é do Governo do Estado de São Paulo.

Matéria: Moisés de Camargo

museu

  

Comentários