Museu de História Natural abre exposição que resgata experiência do século XVII

O Museu de História Natural de Itapira abre neste domingo, 10, a exposição ‘Ciências Curiosas’ que tem por objetivo explorar o universo dos Gabinetes de Curiosidades do século XVII. A mostra segue até dia 5 de maio com entrada franca.

Os gabinetes são considerados os ancestrais dos museus de ciência e eram criados por nobres que acumulavam objetos curiosos de diferentes áreas: fósseis, animais empalhados, moedas, instrumentos científicos, quadros etc. Monstros de duas cabeças, monstros marinhos, fragmentos de múmias, anomalias animais, chifres de unicórnios e outros objetos mostram parte desse universo dos gabinetes. Da mesma forma, os instrumentos científicos como lunetas, microscópios, globos terrestres e instrumentos astronômicos revelam a engenhosidade da natureza humana.

Normalmente esses espaços era acessíveis apenas para um público seleto. Alguns exemplos de Gabinetes de Curiosidades famosos são o do farmacêutico Ferrante Imperato, situado em Nápoles (Itália), de Antônio Gigante, em Bolonha (Itália), e o do botânico John Tradescant, situado em Oxford (Inglaterra).

A exposição ‘Ciências Curiosas’ tem como proposta a reconstrução de um gabinete de curiosidades semelhante ao do século XVII, onde o visitante poderá refletir sobre as formas de exposição daquela época, bem como a concepção desse tipo de museu. A classificação é livre e a visitação ocorre de segunda a sexta-feira das 8h00 às 11h20 e das 13h00 às 17h20. Aos domingos das 10h00 às 13h00.

Escolas ou instituições que desejaram agendamento prévio podem entrar em contato através do telefone (19) 3843.4317 ou pelo email museu.historianatural@itapira.sp.gov.br.

 


Comentários