Museu Histórico abre exposição da história da Banda Lira Itapirense

O Museu Histórico e Pedagógico “Comendador Virgolino de Oliveira” de Itapira abre no próximo dia 18, quinta-feira, a exposição “A Lira dos 110 anos”, que traz um pouco da história da Banda Lira Itapirense, que celebra seus 110 anos hoje, 10 de abril. A abertura da mostra contará com uma apresentação da Banda Lira em formato de Banda de Coreto, como era em seus primeiros anos. O horário da apresentação será divulgado posteriormente.

A Lira Itapirense tem sua origem marcada por um fato curioso ocorrido no Theatro Sant’anna na noite de domingo, 4 de abril de 1909, episódio que é descrito na exposição. A partir de sua fundação oficial, datada de 10 de abril de 1909, a Banda esteve presente em todos os grandes momentos da história da cidade. Declarada Utilidade Pública Municipal pelo Decreto n° 44, de 15 de julho de 1970, a Banda Lira Itapirense é uma das mais antigas bandas em atividade ininterrupta no país.

A exposição “A Lira dos 110 Anos” passeia pela controversa e curiosa história de sua fundação através de fotografias, fardas e instrumentos originais, além de documentos curiosos, como a matéria de 8 de abril de 1909, do jornal Cidade de Itapira relatando todo o acontecimento daquela noite. Um vídeo produzido pela Fixar Imagens – com pesquisa e roteiro de Luiz Martinho Stringuetti Filho, locução de Danilo Lopes, edição de Luís Galaverna e produção de Danielle Del Nery, com legendas e tradução em Libras pela Gestão Soluções Inclusivas – completa a exposição com informações sobre a Banda Lira Itapirense.

A realização da exposição é da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Os acervos são do Museu Histórico e Pedagógico, da Banda Lira e do fotógrafo Victório Armando Mantuan. A pesquisa e curadoria é de Eric Apolinário, coordenador do museu.

A mostra segue em exibição até o dia 28 de junho com entrada franca. O Museu Municipal Histórico e Pedagógico “Comendador Virgolino de Oliveira” abre de segunda a sexta-feira das 08h00 às 11h20 e das 13h00 às 17h20 e aos domingos das 10h00 às 13h00. Instituições que desejarem fazer o agendamento de grupos podem entrar em contato pelo telefone (19) 3863-0835 ou pelo email museu.historico@itapira.sp.gov.br.

 

Comentários