Museus acompanham 2ª Edição dos Colóquios Museológicos

No dia 19 de maio, ocorreu o lançamento dos “Colóquios Museológicos”, realizado em Brasília-DF, e na ocasião, o ministro da Cultura Juca Ferreira, ressaltou a importância que os museus representam para a cultura brasileira, pois eles têm um significado bastante especial nos roteiros turísticos.

Na última terça-feira, 25, aconteceu a segunda edição do evento e contou com o tema Pesquisa Museológica, e teve a transmissão ao vivo, no qual os funcionários dos Museus Histórico e da Porcelana de Pedreira tiveram a oportunidade de acompanhar a palestra proferida pelo museólogo Márcio Rangel.

Segundo o gestor, curador e supervisor Técnico Adílson Spagiari, a palestra enalteceu uma das linhas de atuação dos profissionais dos Museus que têm a frente às pesquisas referentes às coleções históricas e aos acervos museológicos, e Spagiari destaca algumas das pesquisas realizadas pelos museus de Pedreira, como: a que revelou sobre a troca dos bustos do Dr. Jorge Tibiriçá Piratininga e do fundador de Pedreira, o Cel. João Pedro de Godoy Moreira; a história de Pedreira e seu fundador, e sobre a história e a cronologia das indústrias de porcelana, essa última que integra o livro A Porcelana em Pedreira – Cem Anos de História – lançado em comemoração ao centenário da porcelana pedreirense em 2014, além de pesquisas que constam de bibliografias do livro Porcelana Brasil – Guia de Marcas, de Fábio Carvalho, lançado em 2008, além de pesquisas que são feitas sobre o acervo museológico e referente aos temas das exposições temporárias que já superam a marca de 150 exposições realizadas pelos Museus de Pedreira.

Os Museus Histórico e da Porcelana de Pedreira estão localizados na Praça Cel. João Pedro, 102, centro, com funcionamento de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h e aos sábados e domingos, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

 

Comentários