Museus de Pedreira exibem documentário

Os Museus Histórico e da Porcelana de Pedreira estão exibindo – em dois horários diários, 10h e 14h – até o dia 10 de maio vindouro, o documentário “Os Pracinhas de Pedreira na 2ª Guerra Mundial”. A Mostra gratuita faz parte das homenagens anuais realizadas pelo Município, aos Expedicionários Brasileiros, em especial aos cinco pedreirenses, que estiveram nos campos de batalha da Itália.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Pedreira homenageia os pracinhas pedreirenses, Caetano Vicentini, Casto Cáu, Fernando Cassaro, João Baccarelli e José Maria Lopes, com este especial documentário, que foi produzido pela ASCOM – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pedreira, a pedido da Câmara Municipal( que o utilizou para um Concurso de Redação).

A exibição complementa as honrarias deste ano. “Julgamos oportuna esta exibição pela importante mensagem que o documentário nos passa e para que mais pessoas possam assisti-lo, uma vez que o documentário foi produzido pela nossa equipe para o tradicional ‘Concurso de Redação da Câmara Municipal’, realizado com os alunos do Município”, salienta o prefeito Carlos Evandro Pollo.

O objetivo desta exibição é mostrar, por exemplo, segundo o relato dos filhos, que “os Pracinhas quando voltaram, evitavam falar sobre o assunto com a família. Talvez isso tenha acendido o imaginário de muitos sobre a atuação daqueles heróis valentes na Guerra. O que não podemos deixar correr é a desvalorização, que se tenta pregar, da atuação dos brasileiros no teatro de operações. O sacrifício vivido por eles foi enorme. Primeiro, pelo treinamento pífio que tiveram, com armas obsoletas e que não usariam no dia-a-dia da guerra. Depois, pelo impiedoso inverno que encararam, com roupas inadequadas e diante de tropas super preparadas. Só que os brasileiros, que chegaram desacreditados, ganharam experiência em campo e cumpriram de maneira honrosa e super vitoriosa a sua missão. Cada um trouxe uma história de superação, mas longe de ser uma armadilha para diminuir ou desmerecer a importância que tiveram nos campos de batalha. O que queremos fixar na história é de que esses cidadãos, pedreirenses e brasileiros, se integraram numa das mais violentas batalhas de todos os tempos. São verdadeiramente heróis e temos de lembrar isso sempre”, finalizou o prefeito Carlos Pollo.

O gestor dos Museus, Adílson Spagiari ressalta que as apresentações seguem de 2 a 6 e de 9 e 10 de maio, às 10 horas e às 14 horas. “Com duração de aproximadamente uma hora. Esperamos estar prestando uma justa homenagem à memória de nossos combatentes e a seus familiares”. Os Museus, Histórico e da Porcelana de Pedreira estão localizados na Praça Cel. João Pedro, 102.

Matéria: Sidenei Defendi

pracinhas

 

Comentários