Músico campineiro Leandro Serizo lança seu 1º álbum com show gratuito na cidade, dia 25
“Saudoso Amarais” reflete a jornada do artista e mescla a canção brasileira com rock progressivo, jazz, world music e ambient music, entre sonoridades latino-americanas e árabes; lançamento nacional será dia 30 nas plataformas digitais
Capa do álbum Saudoso Amarais
Foto Aline Coppo, edição Lucca Rolim e direção de arte Leandro Serizo
O músico campineiro Leandro Serizo está pronto para lançar seu tão aguardado álbum de estreia, chamado “Saudoso Amarais”, e vai celebrar este momento com um show gratuito no CEU Estação Cidadania, em Campinas, no dia 25 de novembro, às 19h. Será a oportunidade para o público conhecer o resultado desta obra musical que convida a mergulhar em uma jornada sonora fascinante com uma fusão de gêneros, incorporando influências da MPB, jazz, rock progressivo, world music e sons árabes e latino-americanos. Depois da estreia, o álbum será lançado nas principais plataformas de streaming, a partir de 30 de novembro, incluindo Spotify, YouTube Music, Shazam, Deezer e Apple Music.
Cantor, acordeonista, percussionista, compositor, arranjador, educador, dispondo de conhecimentos também com violão, piano e canto coral, Leandro Serizo é um multi-artista que transcende fronteiras, culturas e gêneros. Sua música é uma manifestação da riqueza multicultural do Brasil e do mundo, e seu trabalho não apenas propõe uma renovação, como também uma inspiração.
“Saudoso Amarais” é um disco que reflete a própria jornada de Serizo, com composições que datam desde sua adolescência, quando vivia na região dos Amarais, em Campinas. Ele não apenas celebra sua cidade natal, mas também abre portas para um mundo de possibilidades musicais e culturais. “Essas músicas são um reflexo das minhas experiências. Minha paixão por astronomia, filosofia, matemática e história me inspirou a criar canções que exploram temas existenciais e observações pessoais, oferecendo uma perspectiva singular sobre o universo, tempo, território e sonhos”, conta.
Participações de mais de 25 jovens artistas
Seu compromisso com a pesquisa musical multicultural e sua colaboração com jovens talentos resultou um álbum que une diferentes vozes e estilos musicais com mais de 25 jovens artistas em ascensão e consolidação em seus ramos participando do projeto. Um dos destaques é Layla, uma multi-instrumentista campineira que empresta sua habilidade em percussões, incluindo o Batá, um instrumento afro-cubano, Steel Drum e sua voz única, em um dueto na faixa que dá título ao álbum. Luísa Ramos, de Mogi das Cruzes/SP, atua como backing vocal, realizando duetos memoráveis com Serizo em faixas como “Milharal dos ETs.” Pedro Rebello, músico e pesquisador de músicas do Mediterrâneo, contribuiu na investigação do repertório, passando por músicas turcas, árabes, judias e ciganas.
Outros talentos que contribuíram para este projeto incluem o guitarrista Granadeiro Guimarães, que faz a produção musical com Serezo, além do baixista Leo Cappi, de Salvador/BA, conhecido por acompanhar artistas nacionais e internacionais como Otis Selimane e Larissa Luz. O disco foi mixado e masterizado por Zé Vitor Torelli que trabalhou com artistas renomados como As Baias e Filipe Catto.
Estão presentes também participações especiais na faixa GUERREIO, como a voz cativante de Nour Koeder, um talentoso artista sírio refugiado no Brasil, que também é estudante de artes cênicas na Unicamp e estilista. Além disso, a colaboração de Sarah Foli, que coescreveu uma das faixas com Serizo, há mais de uma década, quando estudavam juntos no Ensino Médio.
A faixa de abertura, “Nave Apócrifa,” apresenta um coro de estudantes da Graduação em Canto Popular da Unicamp, incluindo Miriam Pedrollo, JAK, Ber Neves, Wrany, Mafê Lino, Deborah Ferraz e Paula Dellazzana, acrescentando uma dimensão lírica a canção.
O projeto “Saudoso Amarais” foi realizado com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas – FICC 2022.
Leandro Serizo
Campineiro, criado na periferia da região dos Amarais, bairro Santa Mônica, Leandro Serizo estuda música desde os 8 anos, iniciando seus processos de forma autodidata. Aproveitando todas as oportunidades de aprendizado realizadas em projetos sociais do território, Leandro atualmente é graduando em Licenciatura em Música e Bacharelado em Canto Popular pela UNICAMP.
Leandro é um músico polivalente, atuando como educador, cantor, acordeonista, percussionista, compositor, arranjador, produtor e diretor musical. Ele integra diversos grupos artísticos, incluindo FORRÓBAILE, Forró Cremoso e Egrégora Mundana, além de acompanhar diversos artistas da região.
Faixas do Álbum
1. Nave Apócrifa | Autor: Leandro Serizo
2. MIlharal dos ETs (feat Luísa Ramos) | Autor: Leandro Serizo
3. Astrônomo | Autor: Leandro Serizo
4. GUERREIO (feat. Nour Koeder e Sarah Foli)| Autores: Leandro Serizo e Sarah Foli
5. Pico de Las Cabras (Exposed Goat) | Autor: Leandro Serizo
6. Saudoso Amarais (feat. LAYLA e Quico Dramma) | Autor: Leandro Serizo
Produção Executiva: Catharina Glória
Produção Musical: Leandro Serizo e Granadeiro Guimarães
Mixagem e Masterização: Zé Victor Torelli
Direção Musical e Direção de Arte: Leandro Serizo
Social Media e Comunicação: Maria Cabral
Identidade Visual: Lucca Rolim
Registro Fotográfico: Nina Pires, Aline Coppo, Maria Cabral
Audiodescrição: Isadora Ifanger
Equipe Principal do Álbum: Leandro Serizo (Voz, Acordeon, Congas, Sintetizadores, Violão, Campana, Talking Drum, Atabaque); Granadeiro Guimarães (Guitarra, Violão, Sintetizadores); Quico Dramma (Bateria)
Luísa Ramos (Voz); LAYLA (Voz, Steel Drum, Batá); Pedro Rossi (Congas, Clave); Pietro Battiato (Violão); Thales Hashiguti (Violino, Viola); Léo Cappi (Baixo); Pedro Rebello (Oud, Derbak, Riq e Cajón)
Serviço
Lançamento do álbum “Saudoso Amarais”, de Leandro Serizo
Quando: 30 de novembro – em todas as plataformas digitais
Show de Lançamento “Saudoso Amarais”, de Leandro Serizo
Quando: 25 de novembro às 19h
Onde: CEU Estação Cidadania: R. Demerval da S Pereira, s/no – Lot. Vila Esperança, Campinas – SP
Entrada: gratuita
Duração: 90 minutos
Livre
Instagram: @leandroserizo https://www.instagram.com/leandroserizo/