Mutirão de mamografia deve reduzir em 90% fila de espera por exames

A Prefeitura de Holambra realiza esse mês, como parte da programação do Outubro Rosa, um mutirão que reduzirá em 90% a fila de espera por exames de mamografia na cidade. As consultas serão realizadas em clínica local que atende pacientes holambrenses por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde, o CISMETRO.

De acordo com o prefeito Fernando Fiori de Godoy, responsável pela iniciativa, serão agendados 130 novos exames – além dos 40 que são realizados regularmente todos os meses sem a necessidade de locomoção para hospitais de referência.

“Queremos que a programação do Outubro Rosa, em Holambra, vá além das também necessárias ações de conscientização. Vamos acelerar o atendimento e reduzir drasticamente a espera pelo exame de mamografia”, afirmou.

Segundo o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias, as pacientes em situação de espera serão comunicadas pela Policlínica Municipal sobre a data e horário do agendamento.

“Já demos início a esse processo e estamos informando as moradoras à medida em que as consultas estão sendo agendadas. Vamos respeitar a fila para atender primeiramente quem está aguardando a mais tempo”, garante.

Valmir ressalta que a rede municipal de saúde de Holambra oferece exames de mamografia gratuitos também em hospitais de referência como o Ambulatório Médico de Especialidades de Amparo – e que há vagas disponíveis. “A realização de exames em Holambra traz comodidade, mas temos opções para quem quer acelerar o agendamento”, afirma. O transporte para outros municípios é oferecido gratuita pela Prefeitura.

Dr. Fernando destaca que o mutirão e as atividades voltadas à conscientização e prevenção durante o Outubro Rosa são muito importantes para o cuidado da saúde da mulher. “Câncer de mama é assunto sério. É preciso buscar orientação, fazer o autoexame e também o acompanhamento médico regular. A saúde vem sempre em primeiro lugar”, afirma.

As unidades de saúde de Holambra oferecem gratuitamente consultas com médicos generalistas e ginecologistas. Todos os postos de atendimento dispõem de profissionais para orientações necessárias à prevenção do câncer. Para dúvidas ou informações, a Policlínica Municipal atende pelo número (19) 3802-1555, Ramal 213.

Matéria: ASCOM

 

Comentários