No mês de combate ao Câncer de Mama, Prefeitura diminui fila de espera por mamografia em Cosmópolis

Em janeiro de 2017 o tempo médio de espera era de 15 meses. Agora os exames são realizados em 40 dias.

A Prefeitura Municipal de Cosmópolis regularizou o tempo de espera por uma Mamografia na rede pública municipal de saúde. Em dezembro de 2016, 1.312 pacientes aguardavam pelo exame e cada solicitação demorava em média 15 meses para ser atendida.

Em todo o ano passado, 721 exames foram realizados. Até o fim de outubro de 2018, mais 1345 mamografias foram feitas – 602 pelo programa “Mulheres de Peito”, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, e 1464 com recursos próprios -totalizando 2066 exames desde o início da gestão.

Agora, o tempo aguardando após o pedido caiu para uma média de 40 dias. Vale lembrar que esta é a espera para exames de rotina. As solicitações de urgência são agendadas para a primeira vaga disponível.

“Esta é uma grande vitória. A prevenção é essencial no combate ao câncer de mama. Quando a doença é descoberta ainda no início, as chances de cura chegam a quase 90%. Por isto, desde o início da gestão trabalhamos de maneira incessante para atender a demanda reprimida e regularizar o tempo de espera por mamografias”, afirmou o prefeito José Pivatto.

 

Comentários