Nogueirense garante vaga para o Campeonato Brasileiro de Judô

ma semana após o grande feito de classificar 2 judocas para representar o Estado de São Paulo no Meeting Nacional em Santa Catarina, o Projeto Judô Esporte Social tem mais a comemorar: o Judoca Lucas da Costa Brito sagrou-se Campeão Estadual dos Jogos Escolares e garantiu a vaga para a Etapa Nacional, que será realizado dos dias 9 a 13 de novembro, na cidade de João Pessoa-PB.

A Secretaria De Esportes e Lazer do Estado de São Paulo realizou a fase Estadual dos Jogos Escolares neste final de semana. Milhares de alunos/atletas do Estado estão envolvidos em diversas modalidades: Futsal, Vôlei, Natação, Handebol, Badminton, Basquete, Xadrez, Judô, entre outras.

O Judô foi realizado no sábado, dia 22 de outubro, na Associação Desportiva São Caetano, em São Caetano do Sul. Daniel Balieiro (E.E. Magdalena Sanseverino Grosso), André Junior (E.E. José Ap. Munhoz) e Lucas Brito (E.E. Roldão Lopes de Barros – SP) representaram o Projeto de Judô da Prefeitura de Artur Nogueira. “Os Jogos Escolares é uma iniciativa do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que visa fomentar a pratica do desporto escolar, a fim de formar atletas olímpicos oriundos das unidades escolares. É uma grande oportunidade de o jovem atleta adquirir bagagem competitiva que contribuirá para sua carreira de atleta profissional”, explica o Professor Rodolpho Lavoura.

Daniel encontrou dificuldades logo na primeira luta e foi derrotado por uma penalização. André Jr. Venceu as primeiras lutas, mais perdeu a luta da semifinal. Na repescagem lutou pela medalha de bronze, mais sem sucesso. Já Lucas Brito fez 4 lutas e venceu todas elas por ippon (pontuação Máxima), garantindo a medalha de ouro e a classificação para a Etapa Nacional, representando o Estado de São Paulo.

Lucas Brito havia conquistado a medalha de Bronze nessa etapa em 2015. Esse ano, o jovem de 16 anos passou a fazer parte do Centro de Excelência de Judô do Estado de São Paulo, no Ibirapuera. Conquistou várias medalhas, entre elas a de Vice-Campeão Paulista. “Não está sendo fácil ficar longe da minha família e de meus amigos. A saudade é muito grande. Transformo toda essa saudade em força para superar as dificuldades do dia a dia de atleta e buscar meus sonhos. Nunca deixei de acreditar. Essa vaga para a Etapa Nacional tem um valor inexplicável para mim. Dedico essa medalha para minha mãe Alessandra e a todos que torcem e acreditam no nosso judô”, conta o Campeão Estadual dos Jogos Escolares.

A classificação inédita do nogueirense para a fase nacional veio a coroar o trabalho de 5 anos realizados pelo Projeto Judô Esporte Social, da Prefeitura Municipal. Dias 4 e 5/11, Camila Vieira e Renataly Herefeld vão a Jaraguá do Sul – SC, para o Meeting Nacional. Dias 9 a 13/11, Lucas Brito vai a Etapa Nacional dos Escolares, em João Pessoa – PB. Dias 23 a 27/11, 7 atletas participarão da Seletiva Nacional, em Lauro de Freitas – BA. Fica a torcida de todos os nogueirenses a esses jovens atletas.

 

Comentários