Nova adutora da Zona Norte avança rumo aos Ypês

As obras de implantação da nova adutora de água tratada para abastecimento dos bairros da zona Norte já chegaram próximo da Rodovia SP 342, onde a tubulação vai transpor a ponte do antigo ramal ferroviário da Champion Papel e Celulose, atual International Paper.

O SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) aguarda da empresa Renovias, concessionária que administra a SP 342, a autorização para fazer a transposição e dar sequência à obra do outro lado da rodovia pelo traçado do ramal desativado.

A obra foi iniciada pela empreiteira Engecomse, vencedora da licitação, no dia 28 de maio, com término previsto para 28 de novembro, ao custo de R$ 798 mil a mão de obra. O SAMAE investiu R$ 1.415.360,15 na compra dos tubos de ferro fundido, também em recursos próprios.

Com bitola de 400 milímetros, a nova adutora terá mais de 3 quilômetros de extensão, conectando a ETA (Estação de Tratamento de Água) do Jardim Bela Vista ao reservatório do Jardim Ypê II, que tem capacidade para armazenar 2 milhões de litros.

O reservatório do Jardim Ypê II já está conectado ao reservatório do Jardim Ypê 8, que armazena 3,5 milhões de litros. A obra permitirá ampliar o abastecimento em todos os Jardins Ypê e adjacências, incluindo Jardim Guaçuano, Condomínio “Dr. Falsetti”, Ypê Amarelo e Alto dos Ypês.

Também serão beneficiados os bairros localizados do outro lado da ferrovia, como o Residencial “Moacir Guzoni”, Jardim Imperial, Chácaras Santa Felicidade, Pantanal I e II e o Distrito Industrial “João Batista Caruso”.

O novo sistema permitirá ao Samae liberar o reservatório em forma de cálice da Vila São Carlos, de 1 milhão de litros, para abastecer exclusivamente o Parque Cidade Nova e bairros vizinhos.

 

Comentários