Nova campanha de doação de sangue busca melhorar estoques

A campanha de doação de sangue promovida pelo Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) em parceria com o Banco de Sangue do Hospital Municipal de Itapira acontece no próximo dia 20 de outubro, quinta-feira, das 9h às 12h no salão do Lions Clube de Itapira. A ação é realizada na cidade sempre a cada dois meses. Em fevereiro foram 63 bolsas coletadas. Em abril foram 72 e em junho 82. Agosto foi a edição mais baixa, com apenas 49 bolsas de sangue arrecadadas.

Podem fazer a doação pessoas entre 16 e 69 anos portando documento com foto, que não tenham comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue, que sejam saudáveis e não tenham feito endoscopia, colonoscopia, tatuagem ou piercing há menos de 12 meses. Se o piercing for de mucosa, o candidato só pode doar um ano depois que retirar a jóia. Os menores de 18 anos deverão estar acompanhados de um responsável legal.

Para candidatos que tiveram dengue, zika vírus, chikungunya, o intervalo mínimo é de 30 dias após a cura para fazer a coleta. O mesmo prazo se aplica para quadros gripais com febres, infecções e administração de medicamentos e vacina contra H1N1. Para os que tiveram resfriados, o Hemocentro pede que a doação seja feita depois de pelo menos quinze dias da ausência total dos sintomas.

Além dessas orientações, o Hemocentro pede para que o doador não esteja em jejum e não tenha consumido bebida alcoólica nas últimas 48 horas. No caso de fumantes, é necessário abstinência duas horas antes e depois do procedimento.

Durante o processo, todos passam pelo cadastro, triagem médica com aferição de pressão, teste de anemia e condições físicas, entrevista sigilosa e lanche. Todo material utilizado na coleta é descartável.

Para repetir a doação é preciso manter um intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres. O Lions Clube de Itapira fica na Rua Tereza Lera Paoletti, 480, bairro Santa Cruz. Dúvidas sobre o procedimento podem ser esclarecidas pelo telefone 0800 722 8432.

Matéria: Prefeitura de Itapira

doacaosangue4

 

Comentários