Novo emissário do Barão terá capacidade aumentada em mais de 400%

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Itapira deu início à construção do novo emissário de esgotos no bairro Barão Ataliba Nogueira. A obra será realizada com recursos próprios do SAAE, irá ampliar a capacidade da rede em 417%, sendo capaz de atender 4.600 famílias. Hoje o atual emissário atende 889 residências, que corresponde a 100% do bairro, mas em breve novos imóveis serão entregues. “Diante do iminente crescimento populacional do bairro com a vinda de novas famílias dos empreendimentos habitacionais em andamento, a obra tornou-se necessária para suportar o lançamento de um volume maior de esgoto no futuro. O projeto para construção do emissário foi iniciado ainda em 2018 com os estudos do local e em março deste ano fizemos a sondagem de solo para dar andamento à obra”, explicou Lucas Pereira Gardinali, presidente da autarquia.

O novo emissário terá extensão de 1.2 quilômetros feitos de material PVC Ocre Corrugado de 400 milímetros com capacidade de vazão de 52 litros por segundo e com custo estimado de R$400 mil. A rede atual, que já se encontra sobrecarregada, é inferior: 150 milímetros de diâmetro e vazão de apenas 13 litros por segundo. A previsão é que a obra seja concluída na primeira quinzena do mês de agosto.

“Com esse investimento, o SAAE reforça sua cobertura de 100% do esgoto coletado e tratado em todo o município. É algo necessário devido ao crescimento da população do Barão e que com certeza só trará melhorias para o serviço que já é ofertado”, enfatizou o Prefeito José Natalino Paganini.

 

Comentários