O projeto “Dona Alcolina Água e Sabão” fez suas apresentações em Campinas e Holambra

Foto: Gustavo Guerra

As exibições tiveram o propósito de instruir as crianças sobre a relevância da higiene e limpeza

As cidades de Campinas e Holambra foram contempladas com apresentações gratuitas da peça teatral infantil “Dona Alcolina Água e Sabão”, nos dias 1 a 4 de abril.

Adicionalmente à apresentação teatral, o projeto também providenciou a distribuição de cartilhas informativas com o tema abordado. O propósito era educar as crianças acerca da importância da limpeza e higiene, enfatizando a necessidade da higiene pessoal para prevenir a propagação de várias doenças, incluindo a COVID.

O projeto contou com intérpretes de Libras e teve um monitor que auxiliou o público no espaço e também orientou os participantes com deficiências físicas, visuais ou que apresentaram espectros, síndromes ou doenças que geraram limitações. Além disso, as instituições contaram com banheiros adaptados, corredores largos, rampas de acesso e espaço preferencial reservado. Ao todo, 2046 crianças foram beneficiadas.

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Dona Alcolina Água e Sabão” tem o apoio da Komedi e Incentivar, com patrocínio da Croda/Incotec e produção AF dos Santos Produções. Realização pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

As apresentações foram realizadas nas instituições: E.E. Deputado Eduardo  Barnabé, EMEF Corrêa de Mello e E. E. Professor Washington José de Lacerda Ortiz, em Campinas. E E.M. Do Bairro Imigrantes e E.M. Jardim Flamboyant, em Holambra.

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac),que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.