Observação Astronômica promove o 1º Encontro de Astrônomos Amadores

Com total respaldo do prefeito Carlos Pollo, o Projeto ‘Observação Astronômica’, idealizado pela ONG Veja, através de seu representante Nivaldo Antonio S. Rodrigues, com apoio da Secretaria de Turismo de Pedreira, que tem à frente a secretária Paula Amiden definiu para o dia 9 de setembro, esta terça-feira, a partir das 18h30, o 1º Encontro de Astrônomos Amadores de Pedreira, no Complexo Turístico do Morro do Cristo.

Cada edição da Observação é uma experiência diferente. Não pense o principiante que basta olhar através da ocular para ver tudo o que o instrumento pode mostrar. O cérebro precisa de tempo e treino para perceber todos os detalhes de uma imagem O interesse pela observação do céu deve estar junto da compreensão dos fenômenos celestes. Muitas pessoas afastam-se da astronomia pela falta de conhecimento básico necessário para o entendimento dos fenômenos astronômicos. Não se pode ter pressa. Os primeiros passos são fundamentais, e devem ser dados muito devagar. A observação astronômica é uma escola de paciência.

Os especialistas afirmam que apreciar o céu, os corpos celestes, a lua, as estrelas e os planetas, é valorizar a beleza e a harmonia, porque o céu encerra algo mais, é o desconhecido, o infinito, o incomensurável e até a mística.

O céu é tudo, é todo o espaço e tudo o que há nele, é o Universo, motivo de estudo da mais antiga das ciências exatas: a astronomia, a ciência de grande destaque e que constitui uma das atividades mais estimulantes. Há sempre novos objetos para serem descobertos no céu. Essa mística leva muitas pessoas, em todo mundo, a se interessarem pela astronomia e dedicarem-se a observação do céu.

 

Comentários