Oficinas gratuitas ensinam a arte do grafite em Artur Nogueira

A iniciativa faz parte do projeto educacional Por Um Planeta Melhor e atenderá 60 jovens

Como a arte pode ajudar a transformar os espaços das cidades? A resposta é bem simples e será dada nos dias 21 e 22 de março, durante as oficinas de grafites que acontecerão em Artur Nogueira. A iniciativa faz parte do projeto “Por um Planeta Melhor”, uma realização do Instituto Eco Ambiental e Social, patrocinado pela empresa Kurita do Brasil, através Governo do Estado de São Paulo, por meio da secretaria de cultura e economia criativa  – ProAC.

O projeto já passou pela cidade em maio do ano passado, quando foram realizadas oficinas de reciclagem e também apresentações teatrais gratuitas. Agora, retorna com mais uma ação cultural e educacional.

As oficinas acontecerão no Centro Cultural Tom Jobim, onde participarão ao todo 60 alunos. Além de desenvolver a criatividade desses jovens, a oficina é uma oportunidade para sensibilizar sobre a importância da preservação ambiental na cidade, já que o registro destas ações possibilitará na reflexão sobre a estética urbana e a valorização da arte no espaço público e privado. “Desta forma, os alunos transformarão o ambiente em que vivem num lugar criativo e interessante através do trabalho do grafite, ajudando-os na construção de um conceito de cidadania”, explica Patrícia Henrique, responsável pelo Instituto Eco Ambiental.

As oficinas incluem parte teórica e prática. Durante as aulas, os jovens aprenderão sobre a história do grafite, a importância da arte e não da pichação, conhecerão sobre artistas que trabalham com grafite e terão técnicas de estêncil, ampliação de desenho e pintura com pincel, spray e pistola de ar comprimido.

As aulas são ministradas pelo artista Alexandre Filiage, reconhecido por sua grande experiência em pintura mural. Ele começou a trabalhar com murais na Espanha, país onde morou por nove anos, além de trabalhar com as mais importantes agências de propaganda e editoras do mundo como free-lancer. É dono de um estilo próprio, caracterizado principalmente pelas cores vibrantes, desenhos estilizados e pelo uso do aerógrafo combinado com pincel, resultando em obras de grande beleza e apuro técnico.

Filiage desenvolve projetos para fachadas e desenhos para a criação de personagens, ambientes privados, revitalizando fachadas e dando mais vida aos espaços abandonados, tudo com autorização, aprovação e liberação de seus proprietários.

Ao final das oficinas, como resultado do aprendizado, o muro do Centro Cultural Tom Jobim terá sido grafitado pelos alunos, presenteando a cidade de Artur Nogueira com uma grande pintura mural.

Sobre a Kurita do Brasil

Para a KURITA do Brasil, ser uma grande empresa não é somente desenvolver novos produtos, primar relacionamentos com os seus clientes e valorizar o crescimento profissional de seus Colaboradores, mas também tornar realidade ideias que contribuam e incentivam transformações em nossa Sociedade.

Os patrocínios oferecidos pela KURITA DO BRASIL tem por objetivo desenvolver em especial a comunidade onde atuamos, propagando ensinamentos e aprendizados, promovendo bem estar e conscientizando a população. Tudo isto, através de patrocínios via leis de incentivos fiscais, sem qualquer contribuição monetária direta destinada à órgãos públicos ou partidos políticos e principalmente, sem qualquer filiação, acordo ou parceria partidária.

Em especial para a oficina do projeto “Por um Planeta Melhor”, esperamos oferecer às crianças conhecimento e oportunidade para que possam viver em harmonia com o Meio Ambiente e que possam se transformar em multiplicadores de conhecimentos, ensinando o direito e o dever de cada um em relação à preservação da Água para o Planeta.

Sobre o Instituto Eco Ambiental e Social (IEAS)

O Instituto Eco Ambiental e Social é uma Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) sem fins lucrativos, que tem como foco a preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável. Saiba mais sobre o Instituto acessando o site www.institutoeco.com.br

Serviço:

Projeto Por Um Mundo Melhor – Oficina de Grafite

Datas : 20 e 21 de março

Local: Centro Cultural Tom Jobim

Endereço: Rua São Sebastião nº 300  – Centro – Artur Nogueira

 

Comentários