Orquestra de Viola Caipira de Holambra comemora 3 anos com apresentação no domingo

Em comemoração aos 3 anos de existência, a Orquestra de Viola Caipira de Holambra comemora neste domingo, dia 11, seu aniversário com uma apresentação na área de estacionamento entre o Moinho e o Centro de Convenções. O evento acontece a partir das 10h30, com entrada gratuita ao público.

A orquestra é resultado da Oficina de Viola Caipira, liderada pelo maestro Cristiano Scuciatto. Essa oficina é uma iniciativa cultural da Prefeitura Municipal de Holambra, que teve na Diretora Municipal de Cultura e Turismo, Alessandra Caratti, e no Prefeito Municipal de Holambra Dr. Fernando Fiori de Godói, o grande apoio para sua criação e desenvolvimento.

A oficina foi iniciada no dia 2 de março de 2015, no espaço da Biblioteca Municipal de Holambra. Posteriormente ainda em 2015, passou a desenvolver suas atividades no Teatro Municipal e desde 2016, vem ocorrendo no Centro de Convenções de Holambra, ao lado do Moinho Povos Unidos.

A participação na oficina é gratuita e aberta a toda a população que tenha interesse pela Viola. A orquestra conta com pessoas com as mais diversas atuações como estudantes, educadores, motoristas, cabelereiros, médicos, empresários, porém com um elo em comum, a paixão pela Viola Caipira, um instrumento de raízes europeias, mas muito brasileira em sua essência.

A Orquestra fez sua primeira apresentação no dia 12 de abril de 2015, na primeira edição do Café, Viola e Flores, quando apenas 6 aulas da oficina haviam sido realizadas – uma iniciativa corajosa e determinada do maestro Cristiano, mas encarada com entusiasmo e seriedade pelos membros da Orquestra. Naquele momento, o repertório era ainda bastante limitado, sendo tocadas 4 músicas, porém o resultado foi animador, motivando ainda mais os integrantes.

Nos seus três anos de existência, a OVCH realizou aproximadamente 54 apresentações não só em Holambra mas também em outras cidades como Cosmópolis, Aguaí, Artur Nogueira, Mogi Mirim, Santa Bárbara d´Oeste, com enorme receptividade e carinho do público.

Atualmente as oficinas que formam os músicos integrantes da orquestra acontecem às segundas-feiras para nível intermediário e avançado, e às quintas-feiras para iniciantes, no Centro de Convenções Municipal ao lado do Moinho Povos Unidos à partir das 19 horas. A participação é gratuita, sendo solicitado apenas que o interessado tenha o instrumento e frequente com regularidade as oficinas.

Para mais informações sobre a oficina, acesse o site: http://holambra.sp.gov.br/noticia/turismo-e-cultura/940/cultura-abre-inscricoes-paraoficinas-gratuitas-de-musica-danca-e-teatro.html.

Matéria: ASCOM

 

Comentários