Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJCA) abre inscrições para cursos em Amparo-SP

Ao todo são oferecidas 95 vagas gratuitas para aulas de instrumentos e musicalização infantil, novidade no segundo ano do projeto; interessados devem confirmar a participação entre os dias 10 e 21 de fevereiro

A Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJCA), com sede em Amparo, no interior de São Paulo, recebe  entre os dias 10 e 21 de fevereiro as inscrições para o segundo ano do projeto gratuito de iniciação musical.

As aulas são para o aprendizado de violino, viola erudita e violoncelo. A novidade para a temporada 2020 é a inclusão do curso de musicalização infantil.

Os interessados devem se inscrever através do link https://forms.gle/pKiJMhvunp8avYey9 ou pessoalmente na secretaria da Paróquia de São Sebastião, na Rua Dr. Coriolano Burgos, s/n, bairro Ribeirão, em Amparo-SP.

O atendimento acontece às segundas-feiras, das 13h às 18h, e de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h. O ano letivo começa no dia 14 de março.

As aulas de instrumentos são voltadas para pessoas de 10 a 60 anos de idade, enquanto as de musicalização infantil atende crianças de 5 a 8 anos.

Informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3807-2648 ou (19) 98849-6226 (WhatsApp). O endereço de e-mail é contato.ojca@gamail.com.

Os cursos oferecem ao todo 95 vagas, sendo 60 para violino e viola erudita, 15 para violoncelo e 20 para musicalização infantil.

Os inscritos para as aulas de instrumentos, divididos nos níveis I, II e III, participam de atividades instrumentais em grupo, prática orquestral, teoria musical e música de câmara – exclusivamente para o nível III.

As aulas acontecem aos sábados das 8h30 às 14h. Os horários variam de acordo com o nível em que o candidato for aprovado. Os alunos que mostrarem maior dedicação pelo curso ganham o direito de frequentar períodos extras de aprendizado de instrumentos.

O local dos cursos será anunciado nos próximos dias.

Como no ano passado, os candidatos menos favorecidos economicamente têm a prioridade em utilizar os instrumentos pertencentes ao projeto, já que o número é limitado.

As demais vagas serão preenchidas por quem já tem o equipamento necessário.

Processo de seleção em fevereiro
Após o término do prazo das inscrições a coordenação do projeto Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJCA) realiza nos dias 29 de fevereiro e 7 de março (sábados), das 9h30 às 12h30, duas aulas de teoria musical para os candidatos dos cursos de instrumentos.

As atividades acontecem no Centro de Pastoral São João Paulo II, da Paróquia de São Sebastião. Quem não comparecer irá automaticamente para o final da lista de espera.

Após os testes, os participantes receberão tarefas sobre o programa apresentado em sala de aula. Os resultados terão peso importante para o preenchimento das vagas.

O objetivo do processo de seleção é reconhecer os candidatos que demonstrem maior interesse pelo aprendizado musical. Para fazer parte do programa desenvolvido pelo OJCA não é necessário qualquer conhecimento prévio sobre música.

Musicalização infantil
Novidade em 2020, o curso de musicalização infantil também tem suas atividades marcadas para os sábados, no Centro de Pastoral São João Paulo II, em frente à Matriz de São Sebastião, no bairro Ribeirão, em Amparo.

Estão previstas quatro turmas formadas por cinco participantes cada, sendo duas para crianças de 5 e 6 anos idade, com aulas das 8h às 10h, e outras duas formadas por  grupos de crianças de 7 e 8 anos, com aprendizado das 10h30 às 12h30.

Depois do processo de inscrição, os candidatos devem aguardar o contato dos coordenadores da OJCA para saber se foi ou não selecionado.

O principal critério para escolha é a questão socioeconômica de cada um dos inscritos, já que o projeto tem como filosofia priorizar crianças carentes. Também haverá uma lista de espera.

Sobre o projeto OJCA
A Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJCA), idealizada a partir da Orquestra Circuito das Águas (OCA), foi criada em 2019 com o objetivo de trazer o aprendizado de música para a população de Amparo-SP.

O projeto, dirigido por Diego Mozer, produtor cultural e músico, e por Joel Brandão, violinista e professor de música, foi viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura Federal, oferecido pela Secretaria Especial de Cultura ligada ao Ministério da Cidadania do governo federal.

Os patrocinadores do programa em 2020 são os Supermercados Daólio e Sempre Unidos e Tapecol Sinasa.

 

Serviço 
Projeto Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJCA)
Inscrições: 10 a 21 de fevereiro
Onde se inscrever:
Link 
https://forms.gle/pKiJMhvunp8avYey9
Secretaria da Paróquia São Sebastião
Endereço: Rua Dr. Coriolano Burgos, s/n, Jardim Lourenço, Amparo – SP
Participação: Gratuita
Idade: Entre 5 e 8 anos (curso de musicalização infantil) e entre 10 e 60 anos (curso de instrumentos)
Início das aulas: 14 de março
Informações:
Telefone: 
(19) 3807-2648
WhatsApp: (19) 98849-6226
E-mail: contato.ojca@gmail.com

 

Comentários