Orquestra Sinfônica de Campinas estará se apresentando em Pedreira

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas está completando 90 anos e visando expandir seu público estará realizando espetáculo em Pedreira, no dia 4 de maio, às 20 horas, na Igreja Matriz de Sant’Ana, localizada na Rua Siqueira Campos, nº 177, Centro, sob a regência do maestro Erich Lehninger, natural da Alemanha, onde mantém uma intensa agenda como solista e camerista que o levou aos Estados Unidos até a China.

Na apresentação serão executadas músicas do compositor Georg Friedrich Handel, com as obras Música Aquática, Suíte Nº 1, Fã Maior, Suíte Nº 3, Sol Maior. “Está peça é uma coleção de movimentos orquestrais, frequentemente divididos em três suítes, compostas por Hendel”, destaca o Maestro.

O concerto estreou em 17 de julho de 1717, após o Rei Jorge I encomendar um concerto para ser executado sobre o Rio Tâmisa, o espetáculo foi executado originalmente por cerca de 50 músicos situados sobre uma barca nas proximidades da barca real, a partir da qual o monarca escutava a peça com seus amigos mais próximos. O Rei Jorge teria gostado tanto das suítes que pediu a seus músicos, já esgotados, que tocassem-na por três vezes durante o tempo do percurso.

Erich Lehninger, regente e solista, é natural da Alemanha, onde começou a tocar violino aos cinco anos, orientado por seu pai, com onze anos tornou-se aluno de Helmut Zernick, em Colônia, e neste mesmo ano estreou em público com um recital de violino e piano. Sua extensa atividade como Solista e Camerista o levou para muitas cidades em quatro continentes, inclusive ao Brasil em 1970, onde realizou a primeira audição sul-americana do concerto “Memória de um Anjo” de Alan Berg. No Brasil foi Spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e Spalla e regente do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Como regente atuou também a frente da Orquestra Sinfônica de Recife, Sinfônica Cultural de São Paulo, OSTNCS de Brasília, Sinfonietta Rio, Solista do Brasil e Filarmônica Vera Cruz.

O concerto da Orquestra Sinfônica de Campinas em Pedreira será realizado gratuitamente na Igreja Matriz de Sant’Ana.

 

Comentários