Paganini participa de inauguração de planta Farmoquímica Oncológica do Cristália

O Prefeito José Natalino Paganini participou na terça-feira, 6, da inauguração da planta Farmoquímica Oncológica do Laborátório Cristália, a primeira do país. “Uma vez mais Itapira se projeta, avança e progride. O esforço, combinado com energia, entusiasmo e inovação, nos traz para esse momento grandioso. Com essa inauguração, Itapira avança de forma inquestionável para o futuro. O propósito de inovação ditado pelo Laboratório Cristália cria em Itapira uma base de conhecimento científico que poucos municípios podem ostentar”, discursou. A cerimônia de inauguração ocorreu no Complexo Industrial do Cristália e contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro e demais autoridades.

A nova unidade industrial do laboratório nasce produzindo seis diferentes Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) de Alta Potência, que serão utilizados para a produção de medicamentos para o tratamento de adenomas, câncer de mama, pulmão, medula, ossos e cérebro. O Cristália já conta com uma planta Farmacêutica Oncológica, que produz o medicamento final que chega a pacientes e hospitais. Mas, para a produção desses medicamentos, era obrigado a importar os IFAs.

A empresa investiu cerca de R$ 150 milhões com recursos próprios na construção de uma planta produtiva com mais de 3 mil metros quadrados. “O Brasil hoje importa 100% dos insumos para a produção de medicamentos contra o câncer. Isso não apenas torna o País dependente de insumos tão estratégicos, como reduz o acesso dos pacientes a tratamentos de ponta. A Farmoquímica Oncológica Cristália é um grande passo para mudar esta realidade”, define Dr. Ogari de Castro Pacheco, cofundador do laboratório. “Nenhum país do mundo pode se considerar realmente desenvolvido se não dominar uma tecnologia específica. E progressivamente temos galgado posições nesse ramo. Mais tarde ou mais cedo a gente se vai, mas o legado fica, a obra fica”, concluiu, emocionado, Pacheco.

“O espírito do Pacheco nos faz rejuvenescer. Nos faz mais crentes, mais objetivos e mais lutadores”, elogiou o Presidente Jair Messias Bolsonaro ao se referir ao empreendedorismo do cofundador do Laboratório Cristália. Antes de participar da solenidade oficial de inauguração da planta Farmoquímica Oncológica, ele visitou a unidade, conversou com colaboradores e posou para fotos. “É uma satisfação estar aqui”, afirmou o Presidente.

Fundado há 47 anos, o Laboratório Cristália é um Complexo Industrial Farmacêutico, Farmoquímico, Biotecnológico, de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação 100% brasileiro. É pioneiro na realização da cadeia completa de um medicamento, desde a concepção da molécula até o produto final. Possui 107 patentes a nível mundial, sendo recordista nacional. Em anestesia, é líder de mercado na América Latina.

O Grupo Cristália conta com cerca de 5.500 colaboradores, considerando as empresas coligadas, como os Laboratórios Sanobiol, BioChimico e IMA.

 

Comentários