Palestra sobre boa alimentação fecha ações de conscientização e combate à violência contra idosos em Jaguariúna

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Jaguariúna realizou na quarta-feira, 03, uma palestra com a nutricionista Ellen Cristina Brocanello Rodrigues, que trabalha no Hospital Walter Ferrari, fechando o ciclo de três encontros realizados no espaço do Centro de Convivência do Idoso Raízes da Vida e dirigido especificamente ao público da Terceira Idade. Este terceiro encontro discorreu sobre o tema “Alimentar-se Bem”, que destacou a importância de uma boa alimentação, principalmente para os idosos.

O ciclo de palestras teve como base o 15 de junho, data que marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída e celebrada pela primeira vez em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, desencadeando posteriormente a realização de campanhas anuais em diversos países.

O objetivo é criar uma consciência mundial, social e política sobre a necessidade de combater a violência contra a pessoa idosa, problema que, conforme comprovam especialistas no tema, infelizmente persiste. É que, com o aumento da longevidade, a população acima de 60 anos aumenta consideravelmente e junto com ela o problema da violência contra pessoas idosas.

Trabalhando com essa conscientização, a Secretaria de Assistência Social de Jaguariúna organizou três encontros com os grupos cadastrados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Idoso. Participaram dessas atividades o Grupo Acolher de Música, Grupo de Violão, frequentadores do Centro Dia do Idoso “Osmar Carneiro” e os idosos que frequentam o Centro de Convivência do Idoso “Raízes da Vida”.

No dia 19 de junho o primeiro encontro aconteceu no espaço do CDI e teve como tema central uma palestra sobre Tabagismo com o enfermeiro Cinaks Correia dos Santos Baalbaki, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Cruzeiro do Sul. Ele é membro do Grupo de Prevenção ao Tabagismo no município e passou informações importantes ao idosos, alertando sobre a violência cometida quanto ao uso do tabaco e seus derivados.

Em seguida, do dia 26 de junho aconteceu palestra com a advogada e presidente da Subsecção da OAB Jaguariúna, Maria do Carmo Santiago Leite, que destacou a importância das informações sobre tipos de violência financeira contra idosos. Essa palestra foi no espaço do Centro de Convivência do Idoso Raízes da Vida e os familiares também foram convidados, uma vez que boa parte dos idosos fica sob os cuidados de algum familiar na maioria das vezes.

Na avaliação da secretária de Assistência Social, Andréa Dias Lizun, para garantir o envelhecimento da população de forma saudável e tranquila, com dignidade, sem temor, opressão ou tristeza, é preciso trabalhar intensamente na prevenção da violência, na identificação e no encaminhamento correto dos casos. Segundo ela, é necessário preparar as novas gerações com informações, materiais e recursos educacionais, assegurando assim um envelhecimento digno e saudável a quem passa dos 60 anos.

 

Comentários